O banco BV Informa que está chegando na reta final do ano com 40 contratos ativos com startups. O número, que representa quatro vezes mais o alcançado em 2022, é resultado de um movimento constante de aproximação com agentes parceiros do ecossistema e da evolução da cultura de inovação do banco, que em 2023 passou a contar com uma nova narrativa sobre o BVx, o ecossistema de inovação e parcerias digitais do banco BV.
Neste ano, o banco teve recorde de inscritos no seu Programa de Inovação Aberta com quase 150 startups participantes. Com o BVx, avançou para mais de 250 startups conectadas com a aplicação de 50 Pocs (Provas de Conceito) ao experimentar soluções em potencial para o desenvolvimento de melhoria contínua em produtos e serviços ofertados aos clientes. Entre elas, seis foram realizadas com startups oriundas da ‘Missão em Israel’, imersão realizada no início do ano por alguns executivos do BV no país que é considerado um dos maiores polos de inovação do mundo.
“Nossa estratégia de negócios contempla múltiplas iniciativas com parceiros e está ajudando a trazer a inovação para dentro do BV. Os resultados já podem ser percebidos em projetos como a participação do piloto do DREX e a tokenização de ativos. As startups têm percebido esse movimento e estão nos procurando cada vez mais para novas iniciativas. Se antes, nossas provas de conceito levavam quase um ano para serem concluídas, hoje são finalizadas em até 15 dias”, afirma Ricardo Sanfelice, diretor executivo de Clientes, Produtos e Inovação do banco BV.
Ampliando seu protagonismo na agenda de digital assets, o BV foi um dos pioneiros a avançar na verificação da funcionalidade de compra e venda de títulos públicos federais tokenizados, dentro dos testes do Real Digital, junto ao Banco Central. A instituição também conta com um CVC (Corporate Venture Capital) e tem entre as empresas investidas as empresas Portal Solar, Trademaster, Neon, Méliuz, Dr.Cash e Klavi.
O BV também realizou o Inova BV, programa de intraempreendedorismo ligado ao BVx, e obteve 110 colaboradores envolvidos, o que permite que todas as áreas do banco sejam conectadas para melhor compreensão dos desafios e a melhor forma de trabalhar em novas soluções. O banco também tem investido em uma intensa agenda de eventos, com a realização de mais de 50 deles, e patrocínio em cinco importantes agendas para o ecossistema brasileiro: South Summit, Web Summit, Hacktown, Startup Summit e o CASE, colaborando em mentorias, palestras e se conectando com agentes, startups, corporates e hubs de inovação. Na agenda internacional, o BV marcou presença no SXSW, no Texas (EUA), festival que antecipa as principais tendências no setor e participou em outubro do Money 20/20, um dos maiores eventos globais de inovação no mercado financeiro.
As inúmeras iniciativas têm ganhado reconhecimento. Recentemente, o BV foi reconhecido como o banco mais inovador do Brasil pelo 100 Open Startups, iniciativa que destaca startups e corporações líderes em open innovation pela evolução das práticas em inovação no Brasil e na América Latina. Em 2023, o banco também foi certificado como uma das 72 empresas mais inovadoras do Brasil, entre as mais de mil inscritas e 382 avaliadas pela MIT Technology Brasil, recebendo o selo Innovative Workplaces, que aponta as companhias com as práticas mais inovadoras do mercado.
O BV também foi finalista do FID Insiders, com um projeto de soluções financeiras para fomento da diversidade e inclusão e Top 10 no Startup Awards na categoria “Corporate do Ano”. Além disso, foi considerado Top 9 no Banking Innovation Awards na categoria Social, Sustainable e Social Banking, promovido pela Qorus e Accenture com o case “Doar Sonhos”, primeiro NFT social promovido pelo BV em parceria com a startup BetaBlocks.
“Entendemos que a indústria financeira será inundada por novas tecnologias e queremos cada vez mais protagonizar as iniciativas que trarão disrupção para o mercado financeiro. Este crescimento acontecerá em conjunto com os mais diferentes parceiros, incluindo as startups, que nos ajudarão a impulsionar o desenvolvimento de novos negócios e serviços com foco na experiência do cliente”, finaliza Sanfelice.