Mario Cesar Santos (*)
O celular é o dispositivo preferido do brasileiro para realizar transações financeiras e conversar com o seu banco. Segundo a mais recente Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária Volume 2, divulgada durante o Febraban Tech 2024, em quatro anos (2019 a 2023) o uso do smartphone nas transações financeiras e relacionamento dos clientes com os bancos aumentou 251%. No ano passado foram mais de 130,7 bilhões de operações, o que representa aumento de 22% em comparação ao período anterior.
A importância crescente do canal mobile é evidenciada por estes resultados e nos remete a pensar cada vez mais em como reforçar a proteção dos clientes e das instituições financeiras neste ambiente digital, que representa 79% do total do acesso aos serviços bancários, ainda segundo esta pesquisa.
A autenticação biométrica para acesso seguro às contas bancárias via celular se apresenta como o método mais seguro e tem boa aceitação por parte dos usuários de smartphones. Quase metade (49%) dos usuários móveis ouvidos pela pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Senhas e Biometria no Brasil, divulgada no final de 2023, revelaram que já utilizaram o reconhecimento facial para autenticar o seu acesso a serviços digitais. Uma campanha educativa intensificada pelas instituições financeiras poderia, certamente, aumentar este percentual.
Quais as vantagens da autenticação biométrica para as transações financeiras?
O reconhecimento facial é o processo que possibilita identificar e validar a identidade do cliente quando ele acessa ao serviço financeiro ou pretende realizar uma transação bancária. A tecnologia biométrica funciona em três etapas: detecção, captura e correspondência.
Na detecção, são detectados e localizados rostos humanos em imagens e vídeos. A captura transforma informações analógicas (de um rosto) em um conjunto de informações digitais (dados ou vetores) com base nas características faciais da pessoa. Na correspondência, o processo verifica se o rosto pertence à mesma pessoa que visa acessar o serviço.
Outra grande vantagem da autenticação biométrica facial é que ela pode ser utilizada para complementar o método já amplamente utilizado pelas instituições financeiras e seus clientes: as senhas. Ou – melhor ainda – pode substituir o uso das senhas, tornando o processo de autenticação mais seguro.
Deepfakes
Os algoritmos avançados são capazes de detectar tentativas de um fraudador de se passar por um cliente real por meio da utilização de uma imitação (spoofs), como fotos digitais, vídeos e máscaras de rostos em 2D ou 3D. Ela também bloqueia a ocultação de identidade – que utiliza uma imagem facial não humana ou parcialmente obscurecida – para evitar futura detecção de pesquisa baseada em reconhecimento facial.
As deepfakes estão muito avançadas e já representam um enorme risco para as transações bancárias, os algoritmos aplicados na tecnologia biométrica conseguem barrar esta modalidade de ameaça a partir dos recursos de Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) para identificar se a imagem utilizada na autenticação biométrica é válida ou não.
Acurácia é muito importante
Em um país multiracial como o Brasil, é justo questionar se a tecnologia biométrica é capaz de oferecer exatidão na verificação de pessoas de todas as raças e etnias, sem nenhum tipo de viés. A resposta é sim. Em um teste realizado pelo NIST – Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos, a referência mundial para este tipo de teste, a autenticação biométrica já obtém uma acurácia superior a 99%, o que representa uma segurança extremamente elevada para se garantir transações bancárias de última geração.
A atual experiência do cliente móvel facilita a massificação da biometria
Quando o cliente instala o aplicativo do seu banco preferido para usar a sua conta no celular, ele já passa uma experiência satisfatória no processo de onboarding, fornecendo seus dados biométricos faciais e digitais. Então, o cliente já sabe como isso funciona e pode manter este método de verificação de identidade ao utilizar os serviços bancários em seu dispositivo.
O cliente prefere o acesso móvel para utilizar o seu banco e as funcionalidades de segurança da tecnologia biométrica aumentam a confiança no mobile banking, que é muito satisfatória, como apontou a pesquisa da Federação dos Bancos Brasileiros.
Esta jornada de segurança mobile é a favor do cliente, certamente.
(*) Mario Cesar Santos é VP Global de Soluções da Aware.