A fintech catarinense Asaas, que opera por meio de uma plataforma de gestão financeira para os microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas, anunciou ter alcançado o seu ponto de equilíbrio financeiro. Com mais de sete mil clientes ativos a empresa planeja ampliar de 42 para 70 o número de pessoas na equipe e faturar R$ 13 milhões até o final do ano.
O faturamento mensal da startup financeira é de cerca de R$ 1 milhão. No ano passado, a empresa viu o faturamento aumentar de R$ 1,8 milhão (2016) para R$ 6 milhões (2017) o que representa uma variação de 226%. O volume transacionado também aumentou e alcançou os R$ 320 milhões no ano passado, um crescimento de 209,5% sobre o Total Payment Volume (TPV) de R$ 104 milhões em 2016.
Os resultados levaram a fintech a ser escolhida uma das 50 mais inovadoras da América Latina pelo Fórum Econômico Mundial em 2018 e estar entre as “100 Startups to Watch” na avaliação anual feita por publicações da área de economia do Brasil.
De acordo com o cofundador e CEO da Asaas, Piero Contezini, a chegada ao break even é justificada pelo aumento da base de clientes “que chegam buscando soluções financeiras inovadoras e diferentes das que costumam ser oferecidas no mercado”.
A empresa criou e lançou recentemente um cartão de crédito pré-pago para MEIs, que simplifica e automatiza a geração de boletos de pagamento e não exige a abertura de conta em banco para gerenciar os recebíveis dos clientes.
“Nossos clientes podem ser pequenos em volume de negócios, mas são grandes em organização financeira. Oferecemos uma solução completa que vai desde a viabilidade para que eles aceitem pagamentos via cartões de crédito a partir de um aplicativo de celular até a emissão de notas fiscais de serviço eletrônicas (NFS-e), que permite que eles vendam para grandes empresas e com as quais, se não fosse por uma plataforma como a nossa, talvez nunca conseguissem se relacionar no estágio de negócio em que se encontram”, afirma o empreendedor.