Fintechs podem se candidatar para ranking das 100 mais inovadoras do mundo

A KPMG e a H2 Ventures estão com inscrições abertas até o dia 3 de agosto para startups financeiras de todos os países se inscreverem para concorrer a uma vaga na edição 2018 do Fintech 100, um dos rankings mais importantes do mundo no setor. A lista, que será feita por um painel de especialistas em fintech ao redor do mundo, terá seus componentes revelados em outubro durante a Conferência Internacional de Sibos, em Sidney.

O Fintech 100 é dividido em duas categorias que são as 50 empresas consideradas líderes por sua expertise internacional e as 50 iniciativas emergentes e reconhecidas por sua capacidade de propor ideias e soluções inovadoras e disruptivas.

Os critérios de classificação envolvem fatores como o montante de fundos arrecadados, a proporção de investidores externos no capital, a localização geográfica, o grau de disruptura do negócio e a avaliação do júri sobre a contribuição da inovação em termos de produto, serviço, experiência do cliente e modelo de negócios.

Para o co-líder global da prática de Fintech da KPMG, Ian Pollari, a amplitude da inovação de tecnologia financeira continua a expandir-se, geograficamente e na natureza disruptiva das aplicações e tecnologias. “Em 2017, havia 29 países representados no Fintech100 e enquanto a maioria das fintechs da lista estava focada em interromper os modelos de negócios tradicionais, havia várias empresas habilitadoras emergentes, trabalhando em vários subsetores. Estamos entusiasmados em ver quais empresas chegarão ao topo em 2018”, disse.

Já o co-fundador da H2 Ventures, Ben Heaures, comentou que o Fintech100 reflete fortemente o aumento do investimento no setor. “As 50 maiores empresas da lista arrecadaram quase US $ 5 bilhões no ano passado. Esperamos que o aumento de capital possa estabilizar um pouco, mas continua a ser um grande impulso para financiar os modelos de negócios inovadores que vão impulsionar o futuro dos serviços financeiros”, concluiu.