O banco digital Neon está comemorando a superação da marca de R$ 1 milhão recuperado após a implementação da Unico IDPay, solução de autenticação desenvolvida pela Unico, empresa brasileira especializada em identidade digital. O sistema valida a identidade e a titularidade do dono do cartão de crédito junto ao banco emissor no momento da compra com o uso de biometria facial.
Anualmente, cerca de R$ 120 bilhões deixam de ser convertidos em vendas, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cartões, pois os sistemas não conseguem comprovar a titularidade do cartão e a identidade do comprador.
A Unico explica que, assim como muitas instituições financeiras, o Neon tinha dificuldades com a descentralização de decisões e algumas etapas de aprovação, o que poderia levar a compras boas sendo reprovadas, fazendo com que, o cliente final, culpasse o banco por uma compra negada.
Outro cenário era o fluxo de chargeback, quando uma cobrança é contestada pelo titular do cartão e o valor tem de ser devolvido. O Neon precisava reduzir o chargeback e garantir transações aprovadas com mais segurança, sem deixar de lado a boa experiência do seu cliente e a prevenção e combate às fraudes.
Com cerca de 26 milhões de clientes, o Neon necessitava de uma evolução rápida e segura nos processos. Até o momento, um valor de mais de R$ 1 milhão foi aprovado e recuperado em transações de alto ticket médio. A taxa média de aprovação das transações que passam pelo Unico IDPay com cartões do Neon é de mais de 90%, transações essas que, muitas vezes, seriam reprovadas no fluxo tradicional de aprovação de um e-commerce.
“O nosso principal benefício é na autenticação que acontece de ponta a ponta. Quando realizamos a construção desse ecossistema e conexão, elevamos o nível de segurança nos processos e isso permite que todas as pontas sejam beneficiadas, enquanto reduzimos processos de reprovação e aumentamos as taxas de conversão”, explicou Anderson Cassolato, Head de Prevenção a Fraudes.
Para fortalecer o mercado e contribuir para a evolução digital nas compras online, o Unico IDPay atua como um conector entre e-commerce e emissores, construindo esta relação de co-criação. “O Unico IDPay combina a segurança da biometria facial para autenticar a identidade do comprador com a confirmação automatizada de que aquele CPF com face autenticada é realmente do titular do cartão de crédito. Assim, com apenas uma simples selfie, a Unico analisa os dados a partir de uma base de identidades autenticadas e com assertividade garantida para, então, cruzar com informações do emissor do cartão de forma automática”, afirma Gabriel Pirajá, Head de Produto na Unico.
Além de melhorar a experiência dos clientes no momento da compra online, a tecnologia ainda soluciona os problemas envolvidos com contestações de compra, como reclamações ou mesmo perda de clientes quando compras não são aprovadas; altos custos envolvidos nas eventuais contestações; e perdas financeiras com a não aprovação de compras confiáveis. Segundo Cassolato, a expectativa para que a parceria evolua é grande. “É uma tecnologia que agora faz parte do comércio eletrônico, então a expectativa é que isso reduza a fricção com o cliente e tenha uma conversão maior até o final deste ano.” conclui.