Volkswagen lança banco digital Trucker Pay destinado a frotistas e caminhoneiros autônomos

A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a Volkswagen Financial Services Brasil anunciaram no final de maio a criação do Trucker Pay,  fintech que opera por meio de uma conta digital destinada a atender às necessidades de pagamento e outros serviços financeiros para frotistas e caminhoneiros autônomos.

De acordo com o  portal Na Estrada, a startup é  um arranjo de pagamento aberto para o ecossistema de caminhões e ônibus que funciona através de um aplicativo de celular, atendendo desde as transportadoras até os caminhoneiros, e com estratégica participação da Rede Concessionária da Volkswagen. O objetivo é garantir agilidade, segurança e praticidade no segmento de transporte rodoviário de cargas.

Na prática, a instituição oferece uma conta digital de forma pré ou pós-paga que permite a gestão financeira e operacional do custeio de frete de forma totalmente digital. Entre os diferenciais se destaca a oferta de taxas reduzidas,  pagamento via QRcode através do celular, transferências em tempo real e geração de receitas via cashback.

As transportadoras cadastradas no Trucker Pay criam cards que funcionam como cartões virtuais com os limites disponibilizados pela Volks e os distribuem para os motoristas de caminhão com os quais trabalham.

Assim, os condutores podem utilizá-los em estabelecimentos diversos, tais como postos de gasolina, concessionárias, oficinas, restaurantes, lojas de conveniências e vários outros locais conveniados e a transportadora só desembolsa algo no fechamento da fatura (em até 30 dias).

O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes explicou para a publicação que os bancos digitais e segmentados estão crescendo e ganhando cada vez mais clientes no Brasil. De acordo com ele, a nova fintech trará mais tecnologia e sinergia à operação do ecossistema de negócios da montadora.

Segundo o executivo, a nova fintech compartilhará a oportunidade de novas receitas e mais agilidade entre os principais players do mercado, incluindo transportadoras, rede concessionária e outros estabelecimentos parceiros, além de facilitar o dia a dia  do caminhoneiro.