SafeLabs oferece relatório gratuito de vazamento de credenciais na deep e dark web

Em 2023 o custo médio total de uma violação de dados registrou o valor mais alto de todos os tempos ao atingir a marca de US$4,45 milhões, de acordo com um estudo do Ponemon Institute. Para auxiliar as empresas a evitarem prejuízos deste porte, o SafeLabs, empresa do Grupo ISH TECH, especializada em salvaguardar ativos digitais e garantir a continuidade dos negócios, acaba de colocar à disposição do mercado a possibilidade de obter gratuitamente relatórios sobre possíveis vazamentos de credenciais inclusive em ambientes críticos como a deep e a dark web.

A investigação do SafeLabs é feita com a utilização da solução MANTIS DRPS, que monitora diariamente mais de 40 terabites de dados que circulam nestes ambientes. Através deste trabalho já foi possível proteger mais de 1 milhão de ativos, em mais de 10 mil incidentes de segurança solucionados para mais 600 empresas. Para ter acesso ao relatório, basta preencher um formulário presente no endereço https://conteudo.safelabs.com.br/relatorio-de-vazamento

O diretor de inovação do SafeLabs, Leonardo Camata afirma que a oferta deste serviço faz parte do compromisso da companhia de colaborar para o desenvolvimento saudável da economia do país por meio da proteção aos ativos digitais que ocupam um protagonismo cada vez maior em todos os setores. “O SaferLabs se coloca na condição de parceiro das organizações sérias nesta luta diária contra aqueles que preferem o caminho fácil do golpe”, afirma.

O gestor de produtos e desenvolvimento do SafeLabs, Odair Gonçalves explica que basicamente os especialistas em segurança dividem a internet em três ambientes distintos que são a Surface Web, a Deep Web e a Dark Web. Na primeira camada se encontram as chamadas páginas indexadas como as redes sociais, as lojas de aplicativos, blogs, sites de notícias e sistemas de buscas em geral. Na Deep Web já se encontram conteúdos não indexados como os comunicadores instantâneos (WhatsApp e outras ferramentas de mensageria), dados de propriedade intelectual, arquivos confidenciais públicos e privados e repositórios de códigos fonte, entre outros. Finalmente, a Dark Web é o ambiente ilegal, altamente criptografado onde o acesso é, não só restrito, como também anônimo. É neste ambiente onde ocorre o comércio de dados sensíveis e o vazamento de campanhas.

“Se manter informado sobre vazamentos de e-mails, senhas e informações de funcionários nestas três camadas da web faz a diferença entre garantir ou não a segurança dos dados corporativos das organizações”, conclui.