Jornal diz que BNDES quer usar fintechs para ampliar concessão de crédito às micro, pequenas e médias empresas

Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo ontem (18) revela que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) planeja atuar em parceria com as fintechs para ampliar sua malha de distribuição e aumentar o volume de concessão de crédito da instituição para o segmento de micro, pequenas e médias empresas.

De acordo com a matéria, o objetivo do BNDES é transformar as startups financeiras em coordenadoras de grupos semelhantes às cooperativas. O texto informa que a intenção do banco é acelerar ao máximo este processo pois existe um lema interno segundo o qual é preciso fazer em seis meses o que levaria seis anos.

Em declaração ao jornal, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afiz Domingos, teria dito que os grandes bancos estão “enferrujados” na forma de ofertar o crédito para esse público e que a própria entidade está estudando canais alternativos para dar suporte ao segmento também em parceria com as fintechs.

Uma das alternativas seria o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O fundo possui hoje R$ 780 milhões e a ideia do Sebrae seria desenvolver um processo de seleção para escolher qual fintech será contemplada.