Banco Central da Colômbia se associa ao consórcio R3 para testar blockchain Corda

De acordo com o portal Coindesk.com, um dos principais veículos de comunicação especializados em blockchain, o Banco de la República, que é o banco central da Colômbia, é o mais novo membro do consórcio internacional R3 que conta com mais de 80 instituições financeiras do mundo e se dedica ao desenvolvimento de aplicações da nova tecnologia.

O objetivo do banco colombiano, segundo a publicação, é testar a solução de contabilidade distribuída Corda. Em um comunicado a instituição disse que é do seu interesse avaliar os benefícios desta tecnologia para a gestão segura e eficiente da troca de valores mobiliários no sistema financeiro colombiano.

O Coindesk informa que a entrada do banco central da nação sul-americana no organismo faz parte de uma estratégia do R3 de atrair reguladores financeiros e agências governamentais ao grupo. O portal diz ainda que o consórcio completou recentemente os testes com a autoridade monetária de Cingapura.

De acordo com o CEO da instituição, David Rutter, o objetivo é ter os reguladores envolvidos desde o início, partindo do projeto através da experiência e do piloto e da prototipagem.