Banco CBSS, do Bradesco e do BB, vai buscar leads para empréstimos com cinco fintechs

O banco CBSS, que pertence à holding Elopar, formada por Bradesco e Banco do Brasil anunciou ontem (9), por meio de uma entrevista concedida à Agência Reuters, o fechamento de uma parceria com a fintech Bom Pra Crédito. O acordo estabelece a captação de ‘leads’ pela startup, enquanto a instituição financeira fica responsável pela concessão de crédito. De acordo com a reportagem, contratos semelhantes devem ser anunciados até o final de 2017 com as fintechs Guia Bolso, Lendico, Finanzero e Wecash.

Além de captar os possíveis clientes interessados em empréstimos e financiamentos, as fintechs farão toda a investigação sobre perfil de risco. Com este modelo o CBSS espera alcançar 30% deste tipo de operação em 2018.

Para isso, o banco disponibilizará empréstimos pessoais sem garantia com taxas a partir de 3,9% ao mês, um patamar quase 50% inferior aos 7,2% que foi a taxa média praticada pelo sistema financeiro em agosto, por exemplo, segundo dados do Banco Central.

A fintech Bom Pra Crédito atua como um marketplace onde cerca de 500 mil pessoas enviam mensalmente pedidos de empréstimos pessoais que são oferecidos para cerca de 25 bancos e instituições financeiras.

De acordo com especialistas ouvidos pela Reuters, este modelo de parceria pode ser desestimulado no futuro com a regulamentação que está sendo estudada pelo Banco Central. Segundo eles, dependendo dos termos definidos pelo órgão regulador, os bancos podem entender que seja mais vantajoso estrategicamente desenvolverem suas próprias plataformas digitais enquanto as fintechs, por sua vez, também terão a opção de atuarem elas mesmas como bancos como forma de ter o domínio sobre todas as etapas da operação.