Mais de 75% das fintechs têm como foco colaborar com instituições tradicionais

O estudo World FinTech Report 2018 realizado em conjunto pela Capgemini e LinkedIn, com colaboração da Efma, trouxe como uma das principais constatações a revelação de que ao contrário de uma competição acirrada, a maior parte das startups financeiras ao redor do mundo tem como objetivo estabelecer parcerias de colaboração com os chamados bancos e instituições tradicionais.

“Com mais de 75% das FinTechs identificando como seu principal objetivo de negócios a colaboração, para as instituições tradicionais é essencial que elas e as companhias convencionais estejam abertas a transformar seus modelos de negócios, trabalhando de forma colaborativa para impulsionar a inovação e manter a confiança do cliente”, explicou Anirban Bose, Head da Unidade de Negócios Estratégicos Globais de Serviços Financeiros da Capgemini e Membro do Conselho Executivo do Grupo. “Sem um parceiro colaborativo ágil e comprometido, tanto as empresas tradicionais quanto as FinTechs correm o risco de fracassar”.

De acordo com o World FinTech Report 2018, mais de 70% dos executivos das FinTechs disseram que entre seus principais desafios para colaborar com empresas financeiras tradicionais está a falta de agilidade, enquanto as instituições clássicas perceberam impactos negativos em relação à confiança dos clientes, à marca e à mudança da cultura interna como seus principais desafios.

“Para que este trabalho colaborativo seja bem-sucedido, ambos os conjuntos de empresas precisarão permanecer com mente aberta e manter o foco voltado para a colaboração. As instituições financeiras precisam respeitar a cultura das FinTechs para evitar a perda da agilidade, que é um dos principais ativos que elas trazem para os projetos. O próximo desafio será selecionar a melhor combinação com uma FinTech para, então, colaborar”, disse Vincent Bastid, secretário-geral da Efma.

o World FinTech Report 2018 foi desenvolvido com base em uma pesquisa global que abrangeu respostas de companhias tradicionais de serviços financeiros e FinTechs, incluindo bancos e instituições de crédito, pagamentos e transferências, gestão de investimentos e seguros. As questões foram elaboradas com o intuito de obter as perspectivas tanto das FinTech como das instituições de serviços financeiros tradicionais, explorando diversos aspectos e fatores-chave de sucesso para o aprimoramento da jornada do cliente.