Fintech Paketa e sindicato oferecem consignado a trabalhadores em processamento de dados

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo (Sindpd) anunciou terça-feira (30) ter fechado um acordo com a fintech Paketá Crédito, especializada em crédito consignado para funcionários CLT de empresas. O objetivo é oferecer crédito consignado privado para os mais de 150 mil associados da entidade.

De acordo com o portal Mundo Sindical, a simulação e a contratação do empréstimo podem ser feitas no app da Paketá e pelo WhatsApp, dentro do próprio aplicativo.

Para o Sindpd a parceria representa mais uma forma de promover ações que beneficiam seus associados, incluindo o auxílio ao planejamento financeiro. “Sabemos que muitas pessoas estão buscando empréstimo pessoal para ajudar a pagar contas, planejar uma compra ou até mesmo para trocar por dívidas bem mais caras, como do cartão de crédito e cheque especial. Nosso objetivo é oferecer um crédito mais justo para evitar o endividamento e auxiliar a saúde financeira dos trabalhadores”, diz o presidente em exercício do Sindpd, João Antônio Nunes.

A maior vantagem do consignado privado é sua taxa de juro. A modalidade de crédito tem uma taxa média mensal que varia entre 1,5% a 4,5%, enquanto o cheque especial e o rotativo do cartão de crédito podem cobrar taxas que chegam a 24% e 16%, respectivamente. 

Os pedidos de empréstimo na plataforma da Paketá são liberados em até 24 horas. Todo o processo é feito on-line e o crédito é descontado direto da folha de pagamento do funcionário contratados em regime CLT. O valor das parcelas fixas não ultrapassa 30% do salário líquido, não prejudicando, assim, a renda mensal do colaborador. O prazo para o pagamento da quantia solicitada é de até 48 meses.

De acordo com Fabian Valverde, sócio e cofundador da Paketá Crédito, a parceria com o Sindpd é estratégica para aumentar o acesso dos funcionários CLT de empresas ao que ele chama de “crédito contextualizado”. “Não oferecemos apenas empréstimos. Facilitamos o acesso ao crédito justo e ainda ajudamos as pessoas com educação financeira por meio do app. Esta parceria vai nos permitir alcançar ainda mais pessoas que buscam crédito para melhorar suas vidas”, conclui Valverde.