Visa anuncia liquidação de transações com solução que interliga moedas físicas e digitais

A Visa anunciou ontem (29) o lançamento de uma solução com propósito de interligar o mundo das moedas digitais e das moedas tradicionais. Ela trabalha com a USD Coin (USDC), uma stablecoin (moeda estável, em tradução literal) garantida pelo dólar americano, para liquidar transações com a Visa por meio da Ethereum, uma das plataformas mais utilizadas de blockchain de código aberto na atualidade. A Visa está testando a capacidade com a Crypto.com, sua parceira e uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo, e planeja oferecer a liquidação em USDC a outros parceiros ainda este ano.

Liquidação é o intercâmbio diário de fundos entre os parceiros de emissão e credenciamento da Visa via VisaNet para a troca de valores das transações compensadas e liquidadas – não se refere à movimentação de fundos das contas de cada consumidor. 

A liquidação padrão da Visa requer que os parceiros liquidem em moeda tradicional, o que adiciona custos e complexidade aos processos de empresas que operam com moedas digitais. Em última análise, a capacidade de liquidar em USDC permite que a Crypto.com e outras empresas criptonativas avaliem modelos de negócio fundamentalmente novos sem a necessidade de ter moeda fiat tradicional em sua tesouraria e fluxos de trabalho de liquidação.

No ano passado, a Visa trabalhou para estabelecer um caminho para a liquidação de moeda digital dentro da infraestrutura de tesouraria existente da Visa, uma plataforma que movimenta bilhões de dólares por dia em milhares de instituições, em mais de 200 mercados e 160 moedas. Trabalhando com o Anchorage, primeiro banco de ativos digitais licenciado pelo governo federal e parceiro exclusivo da empresa no espaço de liquidação de moeda digital, a Visa lançou um piloto por meio do qual recebe USDC da Crypto.com para liquidar parte de suas obrigações relativas ao programa de cartão Crypto.com Visa.

“As fintechs criptonativas querem parceiros que entendam seu negócio e as complexidades dos fatores de forma da moeda digital”, afirma Jack Forestell, vice-presidente e chefe de produtos da Visa. “O anúncio de hoje é um grande marco em nossa capacidade de atender as necessidades de fintechs que administram seu negócio em stablecoins ou criptomoedas, e é realmente uma extensão do que fazemos todos os dias, facilitando pagamentos seguros nas diferentes moedas do mundo”, conclui o executivo.

“Tivemos um crescimento recorde em nosso negócio e no ecossistema de criptomoedas como um todo no ano passado. Para continuarmos acelerando a transição do mundo para a criptomoeda, precisamos de parceiros que entendam a oportunidade e de ferramentas que nos ajudem a chegar ao mercado com mais rapidez e eficiência. Somos parceiros da Visa há anos, e estamos empolgados em aprofundar esse relacionamento por meio do nosso acordo global, inaugurando algo inédito no mundo em termos de pagamentos com stablecoins”, comenta Kris Marszalek, cofundador e CEO da Crypto.com.