Fintech Sustainable Lab mostra na COP26 como investimento ESG pode ser acelerado

A fintech japonesa Sustainable Lab, pioneira em ciência de dados para sustentabilidade, anunciou hoje (10)  seu ingresso na COP26 para apresentar vários projetos, incluindo uma pesquisa conduzida com o maior fundo de pensão do mundo e a Universidade de Kyoto, uma das melhores universidades do Japão.

O destaque do conteúdo levado pela startup será um estudo sobre como o investimento ESG pode ser acelerado usando ciência de dados não financeiros. “Estamos muito entusiasmados em participar da COP26 como representante dos profissionais japoneses de ciência de dados não financeiros e em compartilhar nossos insights únicos sobre como tornar o mundo melhor”, disse Renji Hirase, fundador e CEO da Sustainable Lab Inc. “Acreditamos que nossa abordagem, usando IA e ciência de dados, irá acelerar melhores investimentos e relatórios ESG que são cruciais para parar as mudanças climáticas”, completou.

A empresa também apresentará pesquisas sobre como  as corporações japonesas e os investidores institucionais priorizaram mais o ambiente desde o início da COVID-19, ao passo que antes eles viam o valor mais alto para os funcionários.

A  Sustainable  abordará ainda a estratégia de aumentar a proporção de gerentes do sexo feminino como um gatilho para a melhoria do desempenho por meio da análise dos dados. O assunto será tratado com base na observação de uma série temporal dos últimos sete anos de 525 empresas não manufatureiras listadas na primeira seção da Bolsa de Valores de Tóquio.

A Sustainable Lab Inc foi fundada em 2019 por uma equipe de profissionais de dados que usa IA para analisar big data não financeiros utilizando princípios das ODSs para iluminar empresas de impacto social enquanto cria soluções para a transformação da sustentabilidade. Seu principal produto, o  TERRAST é uma plataforma de big data alimentada por IA de informações não financeiras com foco em ESG. Ela usa indicadores reconhecidos internacionalmente, bem como dados reportados para quantificar os dados não financeiros (ESG / SDGs).