Captação de R$ 6,1 milhões permite à CashU ampliar crédito a PMEs

A fintech CashU, que opera por meio de uma plataforma de embedded finance, oferecendo autonomia às empresas de modo que elas possam atuar como financeiras, anunciou ontem (15), a captação de R$ 6,1 milhões em rodada seed liderada pela ABSeed  com participação dos fundos Caravela, ScaleXOpen e Bertha Capital, além de investidores anjos.

Com o aporte, a expectativa é que a CashU possa aprimorar sua tecnologia e expandir a base de clientes. Com isso, deve impactar positivamente milhares de pequenas empresas que, atualmente, não são contempladas pelos modelos de concessão de crédito tradicionais, ao mesmo tempo que empodera grandes empresas, que passam a ter posse dos dados que produzem. Ao adotarem o serviço da startup, essas organizações ganham um leque de possibilidades  que varia da concessão de crédito comercial (por meio de prazos de pagamento e limites de crédito maiores), a soluções de Buy Now, Pay Later, Full Protection (seguro de crédito) e até linhas de capital de giro de longo prazo para financiamento de expansão da sua base de clientes PMEs.

O modelo de crédito da fintech se conecta com os sistemas de gestão de grandes empresas B2B para consumir o histórico de transação e pagamento dos seus clientes PMEs em tempo real. Esses dados são convertidos em algumas centenas de indicadores que resultam em um score . A partir do uso do software, os clientes da CashU conseguem não apenas tomar decisões de grande relevância para o negócio por meio dos insights a que têm acesso, mas também atuar de maneira mais proativa, uma vez que recebem recomendações como de aumento ou redução de limite de crédito de forma contínua. O impacto da ferramenta da CashU no negócio varia do aumento da recorrência de um cliente que recebe uma linha de crédito adequada a sua capacidade financeira, à satisfação de clientes cujo limite de crédito passa a ser aprovado ou aumentado de forma compatível com sua capacidade de pagamento.

“Atualmente existe um movimento para que todas as empresas passem por um processo de fintechzação, mas para isso é necessário ir além da inteligência e gestão. Cada negócio guarda suas características e consequentemente tem oportunidades muito específicas. O que a CashU entrega é justamente a compreensão desse cenário através de um processo de venda consultiva e o aproveitamento das oportunidades através de sua tecnologia e metodologia de ativação, gerando resultados mais rápidos e precisos. Acreditamos que a proposta de valor e abordagem da CashU são as mais aderentes aos negócios brasileiros e isso nos dá grande confiança no seu potencial de crescimento”, resume Felipe Coelho, sócio da ABSeed.