Banco digital AkinTec é selecionado pelo Nubank para programa do fundo Semente Preta

O Nubank anunciou ontem (26) o banco digital AkintTec, que opera com foco em oferecer serviços como pagamento de contas, saques e outras funcionalidades aos pequenos empreendedores, como um das duas novas startups selecionadas para serem investidas e desenvolvidas pelo fundo Semente Preta. A iniciativa está destinando até R$ 1  milhão para apoiar startups brasileiras fundadas por pessoas negras.

A AkinTec é um open banking em blockchain, com foco nas classes C, D e E, que utiliza redes neurais e Inteligência Artificial para prevenção de inadimplência do público.  A outra empresa escolhida é a Toti Diversidade, uma  plataforma de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia.

Para chegar à Akintec e à Toti, o Nubank afirma ter considerado aspectos como pluralidade geográfica, times com diversidade de gênero, étnico-racial e demais grupos sub-representados. Além disso, a companhia escolheu empresas com base tecnológica que já tenham validado seu produto mínimo viável (MVP).

“Com o objetivo de contribuir no desenvolvimento de um ambiente tecnológico mais diverso, selecionamos startups de diferentes segmentos, estágios e regiões do Brasil. Além disso, buscamos por empresas que estejam impactando o mercado em que atuam por meio do uso de tecnologia”, comenta Monique Evelle, consultora de inovação do Nubank.

Com a participação no fundo Semente Preta, as duas startups selecionadas pretendem ganhar escala em seus negócios, com a contratação de novos profissionais e implementação de melhorias nas plataformas.

Além do aporte financeiro, as startups recebem um robusto programa de desenvolvimento, para dar suporte ao crescimento dos negócios, bem como sessões de mentorias frequentes com executivos do Nubank.

“Contribuir para desenvolver um ambiente de empreendedorismo e de tecnologia mais diverso é uma das missões do Nubank e este é apenas um dos primeiros passos para ampliar a diversidade racial no ecossistema de startups, apoiando negócios de empreendedores negros e negras”, comenta Chris Canavero, Diretora Global de ESG no Nubank.