SoftBank ensina caminhos do seed ao IPO para startups de tecnologia

No dia 24 de fevereiro o SoftBank Group iniciará a segunda edição do Operator School, um programa de sete semanas no qual os participantes aprenderão sobre venture capital e fundraising, do seed ao IPO. A iniciativa visa preparar fundadores e operadores com as habilidades necessárias para criar e gerenciar startups de tecnologia na América Latina e outras regiões.

O projeto se propõe a fornecer aos participantes um profundo conhecimento em operações de startups, no ecossistema de venture capital e nas diversas possibilidades de acrescentar valor à indústria de tecnologia.

A programação consiste em uma série de masterclasses on-line com speakers que abordarão venture capital e financiamento de startups, sendo intermediada por Laura Gaviria Halaby, Head de Desenvolvimento de Ecossistema e Criação de Valor em Crypto para o SoftBank Group International. O público em geral terá acesso ao conteúdo virtualmente.

Os temas dos encontros incluem Introdução ao Venture Capital, Valuation de Startups, Processo de Financiamento para startups Early Stage, Pitching, Term Sheets, Negociação de Acordos, Gerenciamento de Boards de startups, e Venture Capital em estágio de Growth.

Entre os speakers confirmados estão Paulo Passoni, managing partner do SoftBank Latin America Fund; Francisco Sorrentino, managing partner e CHRO do SoftBank Group International; Rodrigo Baer, managing partner do SoftBank Latin America Fund Early Stage; Tiago Davil, fundador e CEO do Olist; Geraldo Thomaz, fundador e co-CEO da VTEX; e Alessio Alionco, fundador e CEO do Pipefy.

“Nossa visão para a Operator School do SoftBank Group é continuar entregando conteúdo que possa auxiliar a aceleração do crescimento de startups de tecnologia na América Latina, Sul da Flórida e ao redor do mundo”, diz Laura. “Sabemos da importância de fundadores e operadores aprenderem uns com os outros, e a Operator School é a plataforma ideal para fazer isso. Estamos animados com o lançamento desta edição com uma programação desenvolvida para inspirar e ensinar a próxima geração de operadores de tecnologia a prosperar e causar impacto”.

O programa segue um lançamento de sucesso de 2021, realizado em parceria com a Florida International Unviersity, Miami Dade College e a University of Miami, quando mais de 5 mil inscritos de 50 países frequentaram as aulas e milhares assistiram ao conteúdo on-line.