Após virar unicórnio, fintech brasileira CloudWalk lança seu próprio blockchain

A fintech brasileira CloudWalk acaba de anunciar que lançará seu próprio blockchain, um livro-razão que registra transações e operações de criptomoedas. A notícia chega sete meses após a startup, que fornece soluções de pagamento para pequenas e médias empresas, ter informado a respeito do levantamento de US$ 150 milhões em uma rodada de investimentos e alcançado uma avaliação de mercado de US$ 2,15 bilhões.

Com sua própria rede, a CloudWalk espera acelerar o processo para alcançar o objetivo de escalar o negócio uma vez que agora ela poderá lidar com 500 transações por segundo, um volume 70 vezes maior do que antes, quando era baseado em plataformas blockchain como Ethereum e Polygon.

A meta para os próximos meses é atender 5.000 transações por segundo.

Luis Silva , fundador e CEO da CloudWalk, declara ter o desejo de fazer o dinheiro circular na velocidade da luz. “Blockchain permite essa velocidade. Por exemplo, quando os lojistas vendem usando Visa ou Master, demoram até 1 dia para eles receberem o dinheiro. Com blockchain e nossa moeda, eles podem receber o dinheiro em até 2 segundos”, ele diz.

A moeda a que ele se refere é a stablecoin Real Digital Brasileiro (BRLC), lançada em dezembro de 2021 . O BRLC é oferecido como cashback para transações feitas na máquina de pagamento InfinitePay da CloudWalk.

De acordo com a startup, mais de 130 mil usuários já estão utilizando o Real Digital Brasileiro. “Trazemos cerca de 50.000 usuários por mês para esta plataforma”, diz Silva.

O lançamento do blockchain é mais um passo para a descentralização e democratização do acesso aos serviços financeiros. “Acreditamos que o blockchain substituirá todo o sistema financeiro no futuro”, diz Silva. O ecossistema proprietário será responsável por toda a plataforma Smart Lending, que inclui armazenamento de dinheiro, bem como autorização e liquidação de transações de pagamento.

“Qualquer desenvolvedor pode entrar em nossa rede blockchain e criar aplicativos. Então, é muito fácil para outras empresas desenvolverem soluções para nossos clientes”, afirma o CEO.

Em 2021 a CloudWalk cresceu a uma taxa média de 240%, encerrando o ano com 506 mil clientes em mais de 5 mil cidades brasileiras. Suas soluções, que estavam aqui presentes em 150 mil lojas em novembro de 2020 , puderam ser encontradas em mais de 204 mil ao final de 2021. Até 2022, a meta é dobrar de tamanho. “A missão da empresa é criar uma rede global de pagamentos. Pretendemos nos tornar a solução top 1 do Brasil nos próximos anos e depois expandir para os EUA e Europa ”, afirma Silva.