Ferramentas para gerenciamento de dados lideram investimentos das empresas financeiras

Uma pesquisa realizada em maio junto a 200 profissionais de serviços financeiros participantes da Conferência de Operações SIFMA revelou que os investimentos em tecnologia para otimizar e modernizar o gerenciamento de dados são as principais prioridades das empresas de serviços financeiros.

O estudo coordenado pela fintech Broadridge Financial Solutions, detectou que mais de um quarto (27%) dos entrevistados citam as ferramentas de gerenciamento de dados como o investimento prioritário de sua empresa. Além do gerenciamento de dados, as empresas também estão investindo em IA e automação (23%), mais capital humano (13%), recursos nativos da nuvem (10%) para uniformidade e tecnologias blockchain (8%).

“No mundo em rápida evolução de hoje, um fluxo de trabalho otimizado é crucial e bons dados limpos são fundamentais”, disse Vijay Mayadas, presidente de mercado de capitais da Broadridge. “E, no entanto, as empresas estão se afogando na complexidade de gerenciar e simplificar dados sem a tecnologia e as infraestruturas digitais para apoiar seu gerenciamento, sufocando a transparência, agilidade e crescimento.”

A fintech acentua que otimizar e contextualizar os dados pode levar a um melhor gerenciamento e simplificação dos fluxos de trabalho internos. No entanto, 94% das empresas estão enfrentando desafios em torno do uso eficaz de dados. A tecnologia herdada ou desatualizada se destaca como o maior obstáculo que as empresas enfrentam (27%), seguida pela baixa qualidade dos dados (23%).

A pesquisa descobriu que mais da metade dos participantes (57%) confirmou que suas empresas ainda têm progresso a fazer antes de atingir os estágios avançados de seus esforços de inovação e tecnologia.

“Os resultados da pesquisa destacam como as empresas estão sobrecarregadas com a quantidade de dados e limitadas em como usá-los”, disse Mayadas. “Ao avaliar a pilha de tecnologia e fazer parceria com fornecedores confiáveis, as empresas têm a oportunidade de maximizar a capacidade de seus dados e melhorar o gerenciamento do fluxo de trabalho.”