Tratum vence o 19º Prêmio Banking Transformation na categoria “Inovação em IA”

A empresa de tecnologia jurídica Tratum foi a vencedora na categoria “Inovação com IA” do 19º Prêmio Banking Transformation, tradicional iniciativa que reconhece as companhias com as maiores inovações do ecossistema financeiro do país em cada ano. A legaltech oferece uma plataforma que captura, monitora e disponibiliza dados completos de processos judiciais de pessoas físicas e jurídicas.

Ao todo, 282 cases foram avaliados por um time de especialistas para premiar projetos em vinte e três categorias. O intuito da premiação, promovida pela Cantarino Brasileiro, é o de valorizar as principais iniciativas de finanças e reconhecer esforços realizados por bancos (tradicionais e nativos digitais) e por outras entidades envolvidas com a área, como empresas de meios de pagamentos, fintechs, bolsas de valores, seguradoras, entre outras.

A Tratum apresentou seu trabalho sobre a aplicação de inteligência artificial na avaliação de riscos de processos para proporcionar uma análise de crédito mais consciente e possibilitar que o uso de recursos seja realizado de maneira responsável por empresários. A tecnologia desenvolvida pela organização para consultas e monitoramento é capaz, por exemplo, de agilizar procedimentos de diligência prévia (due diligence), com a disponibilização de informações estruturadas de demandas judiciais de clientes e quaisquer CPFs e CNPJs.

“Nosso objetivo é proporcionar maior proteção às empresas com dados de processos judiciais que possam oferecer algum tipo de risco em concessão de crédito ou em processos seletivos do corpo funcional. Esses elementos são, na maioria das vezes, desconhecidos pelos líderes das organizações”, destaca Eduardo Serpa, fundador e CEO da Tratum. “Os dados compilados para consulta são essenciais para as tomadas de decisões em companhias de diferentes portes”, finaliza.

“Nas funcionalidades do módulo de análise oferecidas pela plataforma, também é possível verificar informações relacionadas a execuções de todas as naturezas, como ações trabalhistas e criminais, assim como indicadores legais para score de crédito. “Com isso, é possível reduzir problemas na seleção e contratação de funcionários e diminuir a possibilidade de inadimplências com novos clientes”, afirma Serpa. “Os nossos serviços trazem proteção e prevenção nas escolhas empresariais, com acesso aos dados em poucos segundos e na palma da mão”, completa.