DUX anuncia pivotagem e cria infraestrutura blockchain própria para carteira digital

Citando eventos como a quebra da criptomoeda Terra LUNA, ainda em 2022, que teria desencadeado um efeito cascata no ecossistema blockchain, a startup DUX, afirma ter reconhecido a necessidade de desenvolver uma base tecnológica sólida para cumprir seu objetivo de tornar a Web 3.0 acessível para pessoas e negócios. Assim, a empresa alega ter dado um passo atrás e “pivotou” para construir uma infraestrutura robusta de carteira digital.

O fundador e CEO da DUX, Luiz Octávio Gonçalves Neto, lembra que no início do ano passado a quebra da Terra LUNA levou à queda vertiginosa de outras criptomoedas que antes eram estáveis. Ele explica que a quebra não se tratou de uma falha na blockchain em si, mas nas aplicações construídas sobre ela. “O impacto do erro, porém, foi generalizado, levando à quebra de muitas startups que estavam fortemente investidas nessas criptomoedas”, lamenta.

Segundo ele, o ambiente global para o mercado cripto foi negativo por grande parte do ano. No entanto, em setembro, a empresa observou o florescer de inovações que levantaram o mercado como:

  • As blockchains de “layer zero”, projetadas para conectar diferentes blockchains,
  • O crescimento de aplicações de blockchains construídas sobre outras blockchains; e
  • Um novo protocolo de Real World Assets (RWA), que conecta ativos do mundo real à blockchain. “Isso inclui a emissão de títulos e contratos na blockchain, o que representa uma ponte crucial entre o mundo digital e o físico”, comenta Luiz.

Neste sentido, o CEO explica que “a carteira iDUX funciona como uma ponte entre o mercado tradicional e a blockchain. Ela visa tornar a tecnologia mais simples e integrada, invisibilizando as complexidades da blockchain para usuários e empresas”. Ou seja, agora é possível ser absolutamente leigo sobre Web 3.0 e usar uma carteira digital.

O plano para 2024 é escalar a solução “plug and play” — modelo no qual o produto (no caso, a iDUX) está pronto para uso imediato após a compra, sem a necessidade de configurações ou personalizações complexas. O modelo é ideal para quem quer começar a usar um determinado tipo de produto digital rapidamente e sem complicações. A carteira digital da DUX é a solução para empresas de todos os tamanhos entrarem no mercado Web 3.0. “Estamos felizes por termos chegado a esse momento, por estarmos na ponta da lança da inovação, e muito animados para o próximo ano”, comenta.