Mudar decisões de risco traz insegurança para 86% dos executivos financeiros

A Pesquisa sobre Decisão de Risco LATAM 2024, conduzida pela Provenir, empresa especializada em tecnologia para ajudar fintechs e provedores de serviços financeiros na tomada de decisão, mostrou que apesar do cenário marcado pelas altas taxas de inadimplência, combinadas às complexidades do ambiente econômico, apenas 14% dos executivos brasileiros do setor de serviços financeiros têm total confiança na capacidade de suas empresas de alterarem rapidamente as decisões de risco de crédito. Outros 86% responderam não ter a mesma segurança em fazer essa transição.

“O resultado obtido entre as empresas brasileiras reflete o cenário atual do país, onde mais de 71 milhões de pessoas estão inadimplentes e cerca de 77% das famílias se dizem endividadas”, analisa Patrícia Matheus, Head de Vendas no Brasil da Provenir.

“Ainda que esses índices venham registrando queda, eles indicam que as instituições financeiras tendem a buscar soluções capazes de gerenciar de forma inteligente seus processos de análise de risco de crédito para que possam seguir concedendo crédito com segurança para consumidores e empresas. Trata-se de uma medida urgente e estratégica”, completa a executiva.

O estudo detectou ainda que a gestão de riscos ao longo da jornada do cliente é o principal desafio que as empresas provedoras de serviços financeiros e as fintechs brasileiras devem enfrentar neste ano – 57% dos ouvidos no país apontaram a iniciativa como maior obstáculo em seus processos de decisão de risco. O índice do Brasil supera o global e o da América Latina, ambos em 49%.

Em linha com o que ocorre nos demais países, o estudo da Provenir revelou também que a identificação de fraudes se destaca como o segundo desafio mais importante entre as empresas brasileiras do setor, citado por 48% dos respondentes, enquanto que reconhecer oportunidades de aperfeiçoamento de eficiência e desempenho aparece em terceiro lugar, com 43%.

A preocupação com a identificação de fraudes, no entanto, parece não se desdobrar em ações para fazer frente à prática. O levantamento revela que apenas 9% das instituições financeiras do país consideram suas medidas antifraude completamente eficazes – conclusão preocupante diante do volume de golpes financeiros no país. Segundo estudo da TransUnion, quase 30% dos brasileiros ouvidos foram alvo de tentativas de fraudes entre junho e outubro de 2023, sendo que a maior parte delas ocorreram via smishing, o phishing via mensagens de texto.

“A evolução dos serviços ofertados pelos provedores de serviços financeiros e as crescentes demandas do mercado criaram um cenário único de disrupção, caracterizado por um enorme volume de dados em circulação, o que automaticamente aumenta as possibilidades de fraude. Nesse contexto, muitas empresas têm apostado em plataforma de decisão baseada em Inteligência Artificial para fazer a verificação de identidades com rapidez e precisão para detectar em tempo real qualquer ocorrência”, pontua Patrícia.

A Provenir entrevistou mais de 150 tomadores de decisão em provedores de serviços financeiros e fintechs na América Latina e no Brasil em dezembro de 2023 para compreender seus desafios de tomada de decisões de risco, prioridades de gestão de clientes e confiança na precisão e flexibilidade de seus modelos de risco.