Fintech Bom pra Crédito confirma crescimento da biometria facial nas transações

O ano de 2017 chega ao fim consolidando a tendência do crescimento do uso da biometria facial na validação das transações financeiras. Duas parcerias anunciadas no final da primeira quinzena de dezembro mostraram que a tecnologia promete se tornar comum a partir de 2018.  O primeiro lance foi anunciando pelo banco Santander, que terá a Mastercard e a varejista online Dafiti como parceiras numa operação de pagamento online. Mais recentemente foi a vez da fintech Bom Pra Crédito, que atua como um marketplace de crédito online. A empresa fechou um acordo com a Acesso Digital para validação via biometria facial de potenciais clientes de empresas que atuam neste segmento.

Segundo reportagem do portal e-commercenews, no projeto do Santander os clientes irão baixar um app chamado “ID Check para Santander” e cadastrar os dados biométricos por meio do scanner de impressão digital ou com uma selfie no próprio smartphone. Depois disso eles poderão fazer compras no site da Dafiti usando um cartão de crédito ou débito do Santander. Na etapa final, uma notificação será enviada ao celular do consumidor para autenticação do pagamento via biometria.

Já no caso da Bom pra Crédito, os interessados na concessão do recurso terão suas fotos confrontadas com uma base nacional de dados composta por faces biométricas compartilhadas entre os maiores varejistas do Brasil. Em nota enviada à imprensa, a fintech explica que atualmente todo brasileiro que solicita um crédito no Bom Pra Crédito ou compra um celular em algum dos clientes da Acesso Digital, gera um novo cadastro para essa base.

“Queremos que o Brasil seja a maior referência do mundo em soluções digitais. Nosso grande sonho é que os brasileiros não precisem mais andar com documentos em papel, bastando apenas a biometria facial para se identificar”, aponta o CEO da Acesso Digital, Diego Martins. O executivo acredita que, em até três anos, seja possível cadastrar biometricamente pela face toda a população economicamente ativa do Brasil.

“Antigamente a originação do crédito ocorria na agência e isso dava mais segurança para as empresas, principalmente devido a ampla documentação apresentada e a presença do cliente no local. Quando migramos para o mercado digital, como no Bom Pra Crédito, precisamos criar novos elementos de segurança e a Acesso Digital hoje proporciona isso aos seus clientes”, aponta a Executiva de Contas da Acesso Digital, Tatiana Briotto. No mercado financeiro, a Acesso Digital já realiza validação dos clientes do Digio – Banco CBSS, Pernambucanas, Agiplan, Magazine Luiza e outros.

“Com esta parceria com a Acesso Digital estamos aumentando ainda mais a segurança de nosso marketplace de crédito online, proporcionando assim uma experiência melhor para tomadores e credores” diz Eduardo Braz, COO do Bom Pra Crédito. Hoje, o Bom Pra Crédito já tem mais de 2 milhões de clientes tomadores de empréstimo em seu marketplace e já intermediou mais de R$ 120 milhões em empréstimos pessoais de mais de 25 parceiros credores como Banco CBSS, Losango, Portocred, Bradesco Promotora, Pernambucanas, BV Financeira, Simplic, entre outros Bancos, Financeiras, Varejistas e Fintechs.

Futuramente, a Acesso Digital pretende compilar todos os dados documentais presentes em seus softwares em uma plataforma única, que permitirá que usuários acessem suas contas, como perfis em redes sociais, para terem acesso a todos os seus documentos digitalizados. Assim, a empresa pretende ser detentora do maior banco de dados documentais da população brasileira.