Retrospectiva FintechLab mostra mais de R$ 1 bi de investimentos nas fintechs em 2017

O FintechLab está divulgando hoje (23) um infográfico que registra os principais acontecimentos do ecossistema fintech brasileiro durante o ano de 2017. A retrospectiva reúne notícias sobre lançamento de produtos e serviços, movimentação e posicionamento dos órgãos reguladores, conquistas de premiações internacionais pelas iniciativas locais e, principalmente, as informações sobre aportes financeiros recebidos pelas fintechs.

De acordo com o levantamento, considerando apenas as informações divulgadas pela imprensa, entre janeiro e dezembro do ano passado as startups financeiras brasileiras receberam um montante superior a R$ 1.028 bilhão de investimentos.

O trabalho relembra também a publicação das duas edições do Radar FintechLab no ano. A primeira delas, realizada em fevereiro, havia registrado a existência de 247 fintechs ativas no Brasil. Já na edição seguinte, apresentada em novembro, este número havia saltado para 332 empresas, o que significa um crescimento de 36% em nove meses.

Em 2017 algumas fintechs se destacaram no cenário internacional como a Kikante, que venceu o prêmio global de empreendedorismo feminino, o Nubank e o Guia Bolso, que entraram para a lista das 100 fintechs mais inovadoras do mundo da KPMG e também foram citados entre as 250 melhores fintechs do mundo da CB Insghts, juntamente com a Creditas e a Easynvest, além do Banco Original, que venceu a quinta edição do Prêmio de Inovação financeira da América Latina, concedido pela FIBA.

O co-fundador do FintechLab, Marcelo Bradaschia, comenta que o lançamento do infográfico tem o objetivo de demonstrar de uma forma clara e objetiva a dimensão que o segmento fintech já alcançou no Brasil. “Trata-se de uma fotografia de um setor que esteve entre os temas mais comentados do ano no Brasil em termos de economia e negócios e que tem comprovado a cada dia ter se transformado numa realidade”, afirma.

Chama a atenção também no estudo a movimentação dos bancos na direção de uma maior aproximação com a cultura fintech. O Santander lançou a fintech SuperDigital, o Bradesco lançou seu banco digital, o Next, o Itaú anunciou que ampliará o espaço do Cubo e o Banco do Brasil lançou a fintech Ciclic para atuar no setor de previdência.

Do ponto de vista de regulação, 2017 também foi um ano dos mais movimentados. O acompanhamento das notícias mostra, por exemplo, a criação da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos e Fintechs (ABIPAG), a regulamentação do crowdfunding pela CVM, a criação da comissão de inovação e insurtech, pela Susep e a realização de audiências públicas pelo Banco Central sobre regulamentação das fintechs de crédito.

Segundo o também co-fundador do FintechLab, Fabio Gonsalez, o material tem a intenção também de servir como um guia para empresas e investidores de outros países. “Com base neste levantamento eles podem ter a exata noção da efervescência do ecossistema fintech no Brasil e as oportunidades que ele oferece”, conclui.

Baixe aqui o infográfico em alta definição.