Transferência de dinheiro pelo celular ganha novo impulso com app Santander Way

A possibilidade de transferir dinheiro entre pessoas com a mesma praticidade das conversas em aplicativos de mensageria ganha corpo a cada dia no Brasil com as soluções que começam a ser oferecidas por algumas das maiores instituições financeiras do país. No final de agosto a Cielo apresentou o Cielo Pay e ontem (10) foi a vez do Santander anunciar que essa funcionalidade passa a fazer parte dos serviços oferecidos pelo app Way.

De acordo com matéria publicada pelo portal da revista Exame, a transferência instantânea é uma modalidade de P2P que funciona como uma variação das transferências bancárias feitas por TED ou DOC. O texto explica que a diferença no caso do Way é que o cliente não precisará mais informar todos os dados do destinatário do pagamento, como número da agência e conta. A transação pode ser feita diretamente por meio do telefone da pessoa, acessando a agenda de contatos do celular, ou então pelo e-mail ou pelo CPF. Não há cobrança pela transação e o saldo é instantâneo.

A informação é que as atualizações passariam a estar disponíveis até o final da semana tanto para usuários de iPhone quanto Android.

O Way também está incorporando a função ‘divisão de contas’, que permite selecionar o valor total de um pagamento a ser feito e “compartilhá-lo” com até nove pessoas, definindo o montante exato a ser debitado da conta ou do cartão de crédito de cada um dos envolvidos.

A solução também permitirá a realização de pagamentos diretamente com celular nos estabelecimentos comerciais por aproximação com a utilização de QR Code, a partir das maquininhas da GetNet.