IFC divulga fintechs que participarão do Fórum Econômico Mundial da América Latina

A IFC (Corporação Financeira Internacional) e a coordenação do Fórum Econômico Mundial divulgaram segunda-feira (26) a lista com os nomes das 50 fintechs e startups escolhidas para fazer parte de um programa especial que acontecerá durante o Fórum Econômico Mundial (WEF) sobre a América Latina que será realizado em São Paulo de 13 a 15 de março de 2018.

Entre as eleitas aparecem alguns nomes de referência do ecossistema fintech brasileiro como Creditas, Geru, GuiaBolso, Nubank, Quero Quitar e outros. As empresas foram selecionadas pela IFC em conjunto com o WEF e um comitê de especialistas líderes no ecossistema de inicialização na América Latina com base em fatores que incluíram geração de receita, fontes de financiamento, escalabilidade e a força do empreendedorismo orientado para a tecnologia em seus países de origem.

As companhias selecionadas também se juntarão à iniciativa UpLink, do Fórum, que consiste em uma rede dedicada e uma plataforma digital onde startups podem interagir com investidores, pares globais, multinacionais, governos e universidades.

Além das representantes nacionais, existem iniciativas de países como Argentina, Uruguai, Peru, Guatemala, Colômbia e outros. O comunicado do IFC diz que a participação dessas empresas durante o Fórum ajudará a expor como fortalecer as empresas de tecnologia criadas na América Latina e quais as medidas que podem ser tomadas para superar alguns dos obstáculos comuns enfrentados pelos empresários da região, como a obtenção de financiamento e a expansão das fronteiras para ampliar suas empresas.

“As Startups podem desempenhar um papel crítico na promoção de soluções inovadoras para alguns dos desafios de desenvolvimento mais marcantes da América Latina e do Caribe”, disse Georgina Baker, vice-presidente da IFC para a América Latina e o Caribe, Europa Oriental e Ásia Central.

A lista completa com as 50 empresas selecionadas pode ser consultada no site do IFC.