Programa de aceleração Track, da Visa, escolherá 30 fintechs

A Visa anunciou ontem (12) a abertura oficial das inscrições no Brasil para a edição 2018 do Track, seu programa de aceleração para fintechs.  Neste ano a iniciativa selecionará 30 startups que receberão um investimento que pode alcançar até R$205 mil em benefícios da marca global de tecnologia de pagamento em forma de serviços e tecnologias.

O programa terá duas edições ao longo deste ano. A que se inicia agora e uma outra no segundo semestre. Ambas etapas contam com a expertise de um dos maiores centros de inovação do Vale do Silício, o GSVlabs, parceiro da Visa neste projeto e representado no Brasil pela Kyvo Design-Driven Innovation.

“Nossa abordagem à inovação baseia-se na colaboração com organizações que se empenham para melhorar a experiência de pagamento dos consumidores. Por esse motivo, decidimos investir mais uma vez em startups que tenham essa mesma missão”, explica Percival Jatobá, vice-presidente de Produtos, Soluções e Inovação da Visa do Brasil.  “O objetivo da Visa, no segundo ano do Programa de Aceleração, é continuar fomentando os negócios dos empreendedores oferecendo soluções digitais aos nossos parceiros, clientes e consumidores”, conclui o executivo.

As participantes do programa poderão ter dois perfis distintos. Serão escolhidas startups ainda em estágio embrionário (classificadas como Start); e aquelas que já estão estabelecidas no mercado (batizadas de Growth). A partir de maio, estes selecionados passarão por um processo de imersão, bootcamp e elaboração de estratégias.  Serão três primeiros meses de aceleração, e mais três de incubação. As startups poderão viver uma rotina intensa de mentoria, num espaço de coworking em São Paulo coordenado pela Kyvo.

Para as startups mais desenvolvidas, a aceleração contará com uma etapa no Vale do Silício, na sede do GSVLabs, um espaço com cerca de 7 mil m2 que abriga mais de 170 startups de diversos setores da economia. Os participantes ainda poderão ter acesso ao conteúdo, às práticas, aos estudos de casos da GSVlabs e à rede estratégica da comunidade Global Silicon Valley.

Ao final do programa, todas as participantes terão a oportunidade de apresentar seus resultados para um comitê formado pela Visa, Kyvo, GSVlabs e nomes importante do mercado em São Paulo. Diferentemente de outros programas de aceleração no mercado nacional, a participação das startups não está condicionada à concessão de participação acionária à Visa.