Busca por crédito em fintechs acelera no início de 2018

Os resultados anunciados no final da semana passada revelam um ritmo acelerado de busca por crédito em fintechs no início deste ano tanto por empresas como por pessoas físicas. A TrustHub, startup que realiza antecipação de recebíveis, anunciou já ter concedido mais de R$ 15 milhões em financiamentos a PMEs desde que começou a operar em novembro do ano passado. Enquanto isso, a Lendico, uma das maiores plataformas de crédito pessoal online do Brasil, revelou que o número de pessoas que buscaram empréstimo em seu site em fevereiro foi 50% superior ao mesmo período do ano passado.

Os números da TrustHub revelaram uma média de 45 transações por dia. O diretor de meios de pagamentos da empresa, Alexandre Góes, credita o resultado à agilidade proporcionada pela fintech. Segundo ele, os pequenos e médios empreendedores sempre tiveram grande dificuldade para conseguir crédito no Brasil. “Ao oferecer um serviço digital, sem burocracia e extremamente rápido, a TrustHub consegue saciar essa grande procura. Com esse mercado aquecido, até o final deste ano, esperamos antecipar R$ 5 milhões por dia”, comenta.

O executivo informa que a TrustHub deve expandir as suas operações, ainda em 2018, para Peru e Chile, países que possuem um cenário semelhante ao brasileiro.

Por sua vez a Lendico detalha por meio de uma pesquisa as principais motivações das pessoas para solicitar crédito na fintech neste início de ano. Em uma reportagem publicada no site NoticiasaoMinuto, a empresa diz que o empréstimo para a compra de eletrodomésticos e eletrônicos subiu 91%, quando comparado ao segundo mês de 2017. Além disso, o percentual de pedidos para a aquisição de veículos subiu 43%.

O investimento para abrir novos negócios também continua em forte ascendência com aumento de 48%. O setor imobiliário é outro que voltou a crescer e revelou um montante 7% maior. Além disso, reformas, mudanças e mobília dispararam este ano com percentual 35% maior na solicitação de empréstimos.

O CEO da Lendico, Marcelo Ciampolini avalia que está havendo uma mudança no comportamento do consumidor que busca empréstimo online. “Antes o percentual de buscas por crédito para dívidas era maior, mas agora há também mais clientes buscando empréstimo para investir no negócio, no imóvel, ou fazer a aquisição de bens.” explicou