Grandes bancos lançam Quod, a fintech criada com foco no cadastro positivo

Na segunda-feira (11) os cinco maiores bancos do país, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander, anunciaram oficialmente o início das operações da Quod, fintech gestora de bases de dados criada para atuar com foco no Cadastro Positivo. A proposta da empresa, atualmente em fase pré-operacional, é disponibilizar produtos e soluções de controle de risco, prevenção a fraudes e análise de grandes volumes de dados, tanto para instituições financeiras quanto para as demais empresas que demandem informações sobre risco de crédito no dia a dia de suas operações. Com isso, pessoas e companhias poderão ter maior conhecimento e controle de seus dados e de suas operações de crédito e pagamentos.

Os produtos e serviços fornecidos pela Quod combinarão técnicas de big data, inteligência artificial e o uso de plataformas tecnológicas de ponta para transformar informações de histórico de pagamentos em inteligência, durante as etapas de tomada de decisão na concessão de crédito.

Em nota divulgada para a imprensa a instituição afirma que sua criação representa um passo importante para promover o aperfeiçoamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e coloca em prática uma mudança de perspectiva nas políticas de concessão de crédito que vêm sendo utilizadas no Brasil ao longo de vários anos.

“Até agora, a consulta aos cadastros de inadimplentes era o principal método utilizado na concessão de crédito. O cadastro positivo inverte esta lógica, já que considera a pontualidade e a consistência do consumidor no pagamento de suas obrigações, possibilitando melhores condições para os bons pagadores, que passarão a ser reconhecidos por meio dos seus ‘scores’ de crédito”, explica Rodrigo Abreu, presidente da Quod.

Para apoiar a construção da infraestrutura tecnológica, foi firmada uma parceria exclusiva de longo prazo com a empresa LexisNexis Risk Solutions, responsável por desenvolver e implementar a plataforma analítica da Quod. A LexisNexis atua em mais de 100 países, utilizando tecnologia de ponta e ferramentas analíticas avançadas e patenteadas que ajudam a avaliar riscos e melhorar processos decisórios.