Gestora de cadastro positivo Quod e fintech Cignifi oferecem crédito aos desbancarizados

A fintech Quod, criada pelos cinco maiores bancos do Brasil para atuar como gestora de bases de dados para o cadastro positivo, anunciou nesta semana a efetivação de uma parceria com a fintech americana Cignifi. O acordo tem como objetivo atuar na concessão de crédito e outros serviços financeiros para milhões de consumidores que não são servidos adequadamente pelo sistema financeiro no Brasil.

De acordo com reportagem publicada pelo portal TI Inside, as empresas colocarão em operação uma plataforma online de análise de crédito, marketing, prevenção a fraude e analytics para consumidores não bancarizados além de pequenas e médias empresas (PME). O diferencial seria o uso de dados alternativos de operadoras de telecomunicações com inteligência artificial e ferramentas proprietárias de machine learning.

O modelo de atuação da Quod permitirá à plataforma analisar consumidores e pequenas empresas para terem acesso a uma ampla gama de produtos e serviços financeiros e ao mesmo tempo ampliar o mercado para quem oferta crédito.

O presidente da Quod, Rodrigo Abreu, ressalta que aproximadamente 30% dos consumidores brasileiros não são bancarizados. “Nós precisamos de uma abordagem inovadora, segura e comprovada para trazer estes consumidores ao mercado de crédito e, ao mesmo tempo, reduzir a incerteza para as empresas que ofertam crédito”, afirma.

Já o CEO da Cignifi, Jonathan Hakim, explicou que o principal objetivo da parceria é conectar pessoas, empresas e instituições financeiras de uma forma transparente e eficiente e permitir que todas as partes tomem decisões melhores, mais bem informadas e transparentes.  “Nós estamos muito animados para ajudar a implantar o cadastro positivo no Brasil”, disse.