Bancos britânicos criam protocolo para facilitar colaboração com fintechs

Um grupo formado pelos principais bancos do Reino Unido desenvolveu, em parceira com empresas de tecnologia, um conjunto de diretrizes destinadas a melhorar o engajamento entre fintechs e instituições financeiras.

O protocolo foi criado no âmbito do British Standards Institute com patrocínio do Fintech Delivery Panel, apoiado pelo governo, como parte da Estratégia de Fintech do HM Treasury.

Segundo reportagem publicada ontem (7) pelo portal Finextra.com, participaram da iniciativa marcas como Royal Bank of Scotland, Barclays, HSBC UK, Lloyds Banking Group e Santander.

O documento (PAS 201: 2018) pode ser acessado gratuitamente não apenas pelas 1.600 fintechs que atualmente operam no Reino Unido, mas também por startups internacionais que desejam se envolver com instituições financeiras sediadas no Reino Unido.

O material fornece uma série de indicadores que as empresas devem ter em mente ao divulgar para os bancos e uma explicação das considerações comerciais e das verificações e controles necessários que precisam ser atendidos para suportar às demandas comerciais e regulatórias. Isso inclui recomendações sobre preparação, coleta de dados, due diligence, processos de integração, comerciais e contratuais, bem como considerações sobre proteção de dados e segurança da informação.

John Glen MP, secretário econômico do Tesouro explicou ao Finextra que a intenção é facilitar o máximo possível que os recém-chegados colaborem com os maiores participantes do setor financeiro. “É por isso que ajudamos a montar o Painel de Entrega de Fintech e, graças às diretrizes publicadas nele, as startups financeiras e a indústria poderão trabalhar juntas, beneficiando clientes em todo o país”, disse.