iti, plataforma de pagamentos QR Code do Itaú, entra em fase de testes

Teve início ontem (3) a fase de testes com clientes para o iti, nova plataforma de serviços financeiros do Itaú. Segundo nota enviada à imprensa, cerca de dez mil usuários de Android terão acesso ao aplicativo e poderão fazer pagamentos por QR Code, além de transferências e cadastro de cartões de qualquer instituição.

Uma reportagem publicada pelo portal da revista Exame explica que a iniciativa tem como objetivo coletar opiniões dos usuários e fazer ajustes até o lançamento oficial do aplicativo, que deve ocorrer ainda no terceiro trimestre.

De acordo com o texto, além da plataforma, está em fase de testes a aceitação do iti nas maquininhas da Rede (adquirente do Itaú) em 80 estabelecimentos de São Paulo. A instituição trabalha ainda para fomentar a parceria entre grandes varejistas e empresas de automação comercial para implementar o iti nos caixas, tornando o aplicativo uma opção de pagamento para os clientes.

A diretora do iti, Livia Chanes, afirma que intenção é alcançar centenas de milhares de pontos de vendas em todo o Brasil. Para isso o banco conta com trunfos como a isenção de taxas, já que as pessoas físicas podem fazer transferências (TED) e pagamentos sem pagar nada até o fim do ano. Já no caso de contas jurídicas, as transferências e saques são gratuitas, mas há uma taxa de 1% para o lojista nas vendas.

Como funciona?

Em poucos minutos o usuário pode ter acesso à plataforma. Primeiro, é preciso baixar o aplicativo gratuitamente e depois fazer o cadastro com alguns dados básicos, sem necessidade de comprovação de renda.

Em seguida, ele pode adicionar dinheiro à sua conta iti por meio de uma transferência ou pagando, onde ele quiser, um boleto gerado sem custo no próprio aplicativo. Após essa etapa, basta apontar a câmera do celular para o QR Code® para realizar pagamentos ou transferências gratuitas selecionando um contato na agenda. Também é possível cadastrar na plataforma cartões de crédito de qualquer instituição para pagar ou transferir.

Com o iti carregado, não é preciso carteira para sair de casa. Nem maquininha para fazer negócios. Os recebimentos dos lojistas também podem ser transferidos para qualquer instituição financeira ou permanecer no iti, já que com a plataforma não é necessário ter conta em banco.