Banco Inter anuncia lançamento de sua versão de “super app”

O mercado brasileiro de super apps deve ganhar mais um participante na próxima quinta-feira de acordo com informações publicadas segunda-feira (4) pela agência Reuters. A mais nova instituição a aderir a esta tendência será o Banco Inter, que espera com a iniciativa atrair mais clientes e posteriormente ampliar seu volume de concessão de crédito.  

De acordo com a publicação, o novo app tem características parecidas com a de várias startups asiáticas. Entre elas se destaca a principal empresa de pagamentos digitais da Índia, a Paytm, cujos executivos tiveram encontros com representantes do Banco Inter. Eles foram aproximados pelo fundo SoftBank, que fez investimentos nas duas empresas.

Outra curiosidade apontada pela reportagem é que, na prática, o aplicativo do banco digital vai   concorrer em algumas operações com o aplicativo de entregas colombiano Rappi, justamente o maior investimento do SoftBank na América Latina.

A Reuters ressalta que no início deste ano o SoftBank comprou uma participação de 14,9% do Inter por cerca de R$ 1,5 bilhão, transformando a companhia justamente em sua segunda maior aposta no continente.

Seja como for, os indícios revelados na matéria são de que o novo empreendimento do Banco Inter seguirá os passos de operações famosas como Wechat, da Tencent, e a Alipay, do Alibaba. Todos surgiram como desafiantes aos bancos tradicionais, fornecendo serviços financeiros.

A agência revelou ainda que o Inter deve anunciar em breve uma parceria com uma empresa de processamento de cartões com objetivo de atrair pequenas empresas para sua carteira de clientes.

Os movimentos da instituição incluem ainda a ampliação de seu programa de cash back para atrair mais clientes ao oferecer a devolução parcial do valor das compras com varejistas que estão dentro do seu app.