Aporte de R$ 25 mi marca lançamento do app da fintech Olivia no Brasil

Com sua estreia operacional aguardada desde o ano passado, a fintech Olivia, plataforma que usa inteligência artificial e economia comportamental para gerenciar finanças pessoais, começa 2020 com duas notícias de impacto. Por um lado, a empresa coloca à disposição seu aplicativo nas lojas do Google e da Apple, enquanto por outro lado anuncia o recebimento de um aporte de R$ 25 milhões, liderada pelo BV (antigo Banco Votorantim), que agora faz parte do grupo de acionistas.

De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, o fundo BR Startups, que havia investido R$ 1,5 milhão na empresa em fevereiro de 2019, também participou das transações.

O aplicativo que está sendo lançado pela Olivia tem o objetivo de colher informações das movimentações financeiras feitas pelas diversas contas, cartões e outros instrumentos usados pelas pessoas para, a partir do conhecimento do seu comportamento relacionado ao dinheiro, passar a orientar melhores formas de administrar as finanças pessoais.

Com este tipo de operação a Olivia, que foi fundada por brasileiros no Vale do Silício, já conquistou 500 mil usuários no mundo.

Segundo a reportagem, os recursos do aporte serão utilizados para expandir a equipe de tecnologia que hoje é formada por 55 funcionários divididos entre escritórios em São Paulo e na Califórnia.

Um dos principais propósitos da empresa é que o usuário do aplicativo consiga economizar cada vez mais dinheiro à medida que se acostuma a consultar seus serviços. A Olivia informa que nos EUA, um usuário médio poupa 0,8% da renda familiar por mês, quando começa a aproveitar as dicas oferecidas. A fintech afirma que 60 dias após o início do uso do app, esse percentual salta para 5,7%.