Ofertas digitais de serviços financeiros são pouco acessíveis a pessoas com deficiência

Apenas 25% dos líderes de softwares em vários tipos de empresas de serviços financeiros incluindo bancos, seguradoras, gerentes de ativos e fintechs, estão incorporando o teste de acessibilidade nos processos de desenvolvimento de softwares. Essa foi uma das principais constatações da pesquisa realizada pela empresa americana Deque Systems, especializada em acessibilidade digital.

Em resumo, a conclusão do estudo conduzido pela QA Vector Research foi que a maioria das empresas de serviços financeiros não garante adequadamente que seus sites e aplicativos móveis sejam acessíveis a pessoas com deficiência.

“Em todos os setores, a acessibilidade digital está mudando de uma escolha para um imperativo comercial, e isso é especialmente verdadeiro no setor de serviços financeiros, dado o alto nível de conectividade que os consumidores exigem de suas finanças pessoais”, diz Preety Kumar, CEO da Deque Systems. “A falta de acessibilidade nos serviços financeiros pode ser particularmente prejudicial e onerosa sob várias perspectivas, incluindo participação de mercado competitiva, boa vontade da marca e risco legal”.

Em comunicado enviado à imprensa os responsáveis pelo trabalho afirmam que a falta de atenção à acessibilidade pode ter várias ramificações negativas. Primeiro, há o tamanho do mercado a considerar já que aproximadamente uma em cada cinco pessoas nos Estados Unidos, por exemplo, ou 64 milhões, tem algum tipo de deficiência.

Há também possíveis danos à marca a serem considerados, com as decisões dos consumidores com quem eles optam por realizar negócios, cada vez mais influenciados por causas de justiça social.

A pesquisa constatou que apenas 35% dos líderes de softwares dizem que a acessibilidade está entre suas principais preocupações estratégicas. Além disso, mais de 70% das empresas de serviços financeiros não indicam propriedade clara da acessibilidade digital na governança corporativa e menos de 30% das empresas de serviços financeiros possuem indicadores-chave de desempenho (KPIs) confiáveis ​​ou significativos para acessibilidade.