Investimento em cibersegurança focado em fintech mais que dobrou no ano passado

O relatório semestral Pulse of Fintech H2’2019, da KPMG, que monitora as tendências no ecossistema fintech ao redor do mundo, revelou que o investimento em cibersegurança focado nas startups financeiras mais que dobrou no ano passado. De acordo com o levantamento, as transações saltaram de US $ 316,9 milhões em 2018 para US $ 646,2 milhões em 2019.

O estudo apontou também a tendência de que as fintechs focadas em segurança cibernética se tornarão mais atraentes em 2020 à medida que as instituições financeiras tradicionais mudam da construção para a compra de soluções cibernéticas, particularmente em áreas como fraude, segurança e gerenciamento de identidade.

Segundo o Pulse of Fintech, em 2020 as linhas continuarão desfocadas entre serviços financeiros e não financeiros com bigtechs como Alibaba, Tencent, Google e outras continuando a procurar maneiras de integrar serviços financeiros dentro do ecossistema de ofertas para seus clientes.

O documento diz ainda que a integração será uma grande prioridade e a desagregação dos serviços financeiros que ocorreu nos últimos anos provavelmente começará a reverter à medida que as fintechs, as instituições financeiras tradicionais e as bigtechs buscam oferecer mais valor e experiências mais perfeitas aos seus clientes.

O co-líder global de Fintechs da KPMG International, Ian Pollari, afirmou que várias empresas de fora dos serviços financeiros estão trabalhando para entrar em partes da cadeia de valor dos serviços financeiros – diretamente ou através de parcerias – e vão desfocar ainda mais as linhas de serviços financeiros.

“Como resultado, esperamos ver respostas mais ousadas das instituições financeiras existentes em termos de parcerias, bem como investimentos estratégicos e fusões e aquisições “, disse.

O relatório destacou que em termos de financiamento a fintechs o Brasil registrou um aumento muito forte, com US $ 890 milhões investidos em comparação com US $ 567 milhões em 2018.