BC deve liberar saques no comércio com PIX no 2º trimestre de 2021

O Banco Central anunciou ontem (14) por meio de seu perfil no Instagram que está desenvolvendo um projeto para possibilitar a realização de saques nos estabelecimentos comerciais, utilizando o Pix, o pagamento instantâneo brasileiro, que será lançado em novembro.

De acordo com o comunicado, a nova funcionalidade deve estar disponível no segundo trimestre de 2021. O órgão argumenta que a possibilidade de sacar em estabelecimentos comerciais aumentará as opções de saque para toda a população, independentemente da instituição na qual os cidadãos possuam conta, além de trazer mais conveniência e capilaridade ao serviço.

A movimentação é mais uma iniciativa do BC no sentido de agregar formas de uso que possam popularizar rapidamente o novo sistema. Neste sentido, em agosto já havia sido anunciada uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para viabilizar o pagamento da conta de luz com o Pix.

Uma grande vantagem apontada com a utilização deste instrumento é a possibilidade de agilizar o religamento da energia, no caso de residências e estabelecimentos comerciais que estiverem condicionados à verificação do efetivo pagamento. Atualmente, esse processo pode levar dias devido às características do meio de pagamento usualmente utilizado para liquidação das faturas.

A utilização do Pix no âmbito das distribuidoras de energia elétrica será feita gradualmente e pode durar até dois anos, que é o tempo de vigência do acordo de cooperação. Antes o BC já havia firmado parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), para o recolhimento de taxas federais.