OpenCo, fruto da união entre Geru e Rebel, recebe R$ 150 milhões via IFC

O International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, anunciou quarta-feira (24) a conclusão de uma rodada de  investimento Série C que resultou em um aporte de R$150 milhões na OpenCo, fintech criada este ano após a fusão da Geru com a Rebel. Participaram da negociação o Goldman Sachs, a Raiz Investimentos, além de Monashees, LTS, Chromo e Sampa.

Em comunicado á imprensa o IFC afirma que o investimento ajudará a empresa a expandir suas atividades de empréstimo e isso promoverá mais a competitividade em empréstimos não garantidos, uma das áreas mais caras do mercado de financiamento ao consumidor.

“A estratégia do IFC para o setor financeiro na América Latina e no Caribe (LAC) inclui o apoio à inclusão financeira por meio do aproveitamento de tecnologias digitais e modelos de negócios inovadores, como fintech. Empresas líderes como a OpenCo podem desempenhar um papel importante na melhoria do acesso a serviços financeiros no Brasil”, disse Carlos Leiria Pinto, Country Manager da IFC no Brasil . “O apoio do IFC também catalisará os investimentos no setor, fomentando a competição no mercado e reduzindo os custos bancários tradicionais”, acrescentou.

“Usaremos o capital adicional para alimentar nosso crescimento, dando-nos a capacidade de aumentar nossos investimentos em tecnologia e desenvolvimento de novos produtos. Queremos ter certeza de que todo brasileiro tenha acesso ao crédito e queremos nos destacar nessa oferta em todos os diferentes pontos de necessidade que nossos clientes possam ter ”, explicou Sandro Reiss, cofundador da OpenCo.

A OpenCo une o histórico e a tecnologia de Geru e Rebel para oferecer aos brasileiros acesso justo ao crédito, por meio de menor burocracia e taxas mais baratas do que as normalmente cobradas pelos bancos. Essa combinação permite que a OpenCo tenha uma visão holística da qualidade de crédito de cada consumidor individual e garante maiores taxas de aprovação de crédito e melhores taxas de juros de acordo com cada perfil de risco diferente. Até o final de 2020, a empresa emitiu mais de R $ 1,5 bilhão em empréstimos e planeja emitir mais R $ 1 bilhão somente em 2021. O investimento de capital da IFC ajudará a OpenCo a crescer de 80.000 empréstimos em aberto em 2019 para 400.000 em 2024