Fintechs criam programa para capacitar estudantes em tecnologia para o mercado financeiro

A Investtools e a Grana Capital, fintechs parceiras incubadas no Instituto Gênesis, da PUCRio, anunciam o lançamento de um programa de formação para universitários na área de tecnologia para o mercado financeiro. Os estudantes aprovados vão passar dois meses em um ciclo teórico, tendo mais de 150 horas de aulas com profissionais especializados em tecnologia, programação e finanças. Após esse período, cada participante será direcionado para a empresa que mais se adequar ao seu perfil, tornando-se estagiário em desenvolvimento de softwares. As atividades serão totalmente remotas, e alunos de todo o Brasil podem se inscrever até 18 de abril na página de carreiras da Investtools.

O programa de capacitação é indicado para estudantes do Ensino Superior que estejam entre o 3º e o 8º período de um curso de Exatas, como Ciência da Computação, Engenharias, Sistemas de Informação e Matemática. Entre os requisitos, estão a capacidade analítica, a paixão pela tecnologia e o interesse genuíno por mercado financeiro. Serão escolhidos até dez participantes, com disponibilidade para estagiar até 4 horas por dia, que receberão bolsa auxílio e certificado dos cursos realizados.

A Investtools é uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares para o mercado financeiro, com produtos para controle do fluxo operacional e para compliance e legislação de gestoras de investimentos. Já a Grana Capital, criada como uma unidade de negócios da Investtools, é uma startup que oferece um aplicativo a automatizar a gestão do Imposto de Renda para investidores da Bolsa de Valores.

Para a gerente de Gente e Gestão de ambas as empresas, Ana Carolina Roberti, o programa de formação profissional ajuda a suprir uma demanda atual do mercado.”É difícil encontrar profissionais que tenham conhecimento tanto de tecnologia quanto do mercado financeiro, das linguagens envolvidas. Nosso objetivo é formar novos talentos em início de carreira, para que eles ganhem experiência prática e se desenvolvam com essa especialização. Além de terem oportunidades de crescimento de longo prazo dentro das nossas empresas, vão adquirir conhecimentos essenciais para o setor como um todo, que podem ser aplicados ao longo de toda a vida profissional”, disse

O Instituto Gênesis, eleito a Melhor Incubadora do Brasil em 2018, está apoiando o programa. Clarice Martuscello, coordenadora da Incubadora de Empresas, acredita que a proposta vai de acordo com o objetivo do instituto de formar empreendedores e promover inovação em prol da inclusão social. “É um programa necessário, pois existe um problema no país relacionado à capital humano para inovação. Não há profissionais especializados na quantidade que o setor precisa, tanto é que nós somos procurados com frequência por empresas atrás de desenvolvedores. O caminho é formar pessoas dentro das próprias empresas, que vão aderir à cultura do negócio. Vamos contribuir o quanto pudermos para isso”, afirmou.