IBM oferece plataforma cloud para reduzir risco das fintechs e inovações financeiras

A IBM anunciou no final da semana passada a disponibilidade geral da nova plataforma de nuvem IBM Cloud for Financial Services. A solução inclui o suporte para Red Hat OpenShift e outros serviços nativos da nuvem. Desta forma, segundo a empresa, ela consegue ajudar a reduzir o risco para instituições financeiras e fintechs inovarem rapidamente com controles integrados que são respeitados por todo o ecossistema.

Em comunicado à imprensa, a IBM explica que com o Cloud for Financial o segmento financeiro agora pode construir aplicativos com Red Hat OpenShift, migrar cargas de trabalho de máquina virtual e estabelecer perfis de conformidade em suas cargas de trabalho para ajudar a suportar suas necessidades de conformidade contínua. Com isso, as instituições viabilizam uma aceleração de suas jornadas na nuvem com os controles integrados de segurança e conformidade para cargas de trabalho nativas da nuvem e VMware.

Para proteger os dados em cargas de trabalho nativas da nuvem e VMware, a IBM Cloud for Financial Services usa os recursos de computação confidencial de quarta geração da IBM e a criptografia ‘Keep Your Own Key’ fornecida por meio do IBM Hyper Protect Services e apoiada pelo mais alto nível de certificação de segurança disponível comercialmente.

Isso, segundo a empresa, dá às companhias o controle apoiado por tecnologia de suas próprias chaves de criptografia para que os clientes sejam os únicos que podem controlar o acesso aos seus dados. Essa mesma garantia baseada em hardware permite a computação confidencial, o que significa que as instituições financeiras podem processar dados críticos em um enclave seguro dentro de um ambiente de nuvem compartilhado.

O anúncio diz ainda que a IBM Cloud for Financial Services foi projetada para ajudar a atender aos requisitos regulamentares e de segurança do mercado altamente regulamentado. Isso foi desenvolvido com o Bank of America e a Promontory, um líder global em consultoria de conformidade regulatória de serviços financeiros, e continuará a ser mantido pelo Financial Services Cloud Council da IBM.

“Junto com alguns dos maiores bancos e líderes mundiais em conformidade regulatória, estamos promovendo uma mudança na adoção da nuvem para setores altamente regulamentados, com o objetivo de melhorar a postura de segurança e conformidade para o setor”, disse Howard Boville , chefe da IBM Hybrid Cloud Platform . “Com foco na segurança de dados fornecida com computação confidencial da IBM e recursos sofisticados de criptografia, pretendemos reduzir o risco na cadeia de abastecimento para bancos, seguradoras e outros participantes da indústria de serviços financeiros e, ao mesmo tempo, acelerar o tempo em que eles podem conduzir e consumir inovação.”, conclui.