Em ranking global SP é a quarta mais promissora do mundo para fintechs

A segunda edição do Global Fintech Rankings, levantamento produzido pela empresa especializada em pesquisas Findexable, a cidade de São Paulo foi considerada a quarta mais promissora do mundo para o crescimento de fintechs. O estudo foi feito com base em dados de mais de 60 associações de fintechs do mundo todo.

De acordo com reportagem sobre o assunto publicada pelo jornal  Gazeta do Povo, a capital paulista fica atrás somente de São Francisco (EUA), Londres (Inglaterra) e Nova York (EUA). O estudo adicionou 50 cidades e 20 países em relação ao ranking do ano passado, e São Paulo ficou inclusive à frente de cidades como Tel Aviv (Israel) e Berlim (Alemanha). O levantamento de 2021 listou 264 cidades promissoras, de 83 países, para o crescimento de startups com soluções financeiras.

A publicação explica que o trabalho é realizado com base em algoritmos que projetam a relevância de cada ecossistema, considerando características como engajamento, valor de mercado e base de clientes.

Enquanto isso, como nação, o Brasil aparece na 14ºposição, mas liderando o ranking latino-americano à frente de Uruguai, México, Colômbia e Chile, outros países de destaque na região.

Entre as cidades mais importantes para a ascensão de startups do setor financeiro brasileiras, além de  São Paulo são citadas  Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. A capital do país, Brasília, entrou pela primeira vez no ranking.

Segundo o estudo, as fintechs já representam 20% dos unicórnios do mundo.