Moedas digitais serão usadas por 20% das grandes empresas até 2024

Daqui a  dois anos, ou seja, em 2024, cerca de 20% das grandes organizações usarão moedas digitais para pagamentos, fazer reserva de valor ou aproveitar a capacidade de alavancar investimentos de alto rendimento disponíveis em aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi). Essa é a mais recente previsão do Gartner.

“O aumento da aceitação das criptomoedas em plataformas de pagamento tradicionais e o aumento das moedas digitais do banco central (CBDCs) vão levar muitas grandes empresas a incorporar moedas digitais em seus aplicativos nos próximos anos”, disse Avivah Litan, analista vice-presidente do Gartner Prática de TI.

Diante deste cenário, os especialistas do Gartner recomendam que as organizações primeiro esclareçam casos de uso específicos para moedas digitais antes de avaliarem as pilhas de TI apropriadas para incorporá-las à empresa. Isto porque cada caso de uso primário vem com uma série de considerações tecnológicas, regulatórias, jurídicas e estratégicas para serem avaliadas por CFOs e líderes de aplicativos, incluindo a seleção de provedores de serviços apropriados e a capacidade de monitorar e reagir às orientações regulatórias contínuas. 

“Percebemos um aumento no interesse em moeda digital e aplicativos de blockchain entre os CFOs desde o início do ano”, disse Alexander Bant, chefe de pesquisa da prática de finanças do Gartner. “Embora a volatilidade das criptomoedas continue a ser uma preocupação, a antecipação de uma orientação regulatória mais clara e o advento dos CBDCs agora oferecem aos CFOs mais caminhos para casos de uso de teste de pressão para moedas digitais.”

Fatores múltiplos que impulsionam a adoção

A previsão do Gartner de uma adoção mais ampla de moedas digitais até 2024 é parcialmente impulsionada pelo ambiente já saudável de provedores de serviços e soluções prontas para uso disponíveis para grandes empresas que identificaram um caso de uso específico para moedas digitais. 

“Entre os principais casos de uso de moedas digitais que identificamos, não haverá necessidade da maioria das organizações desenvolver uma pilha de aplicativos blockchain customizada”, disse Litan. “Muitos grandes bancos, plataformas de pagamento, custodiantes institucionais de ativos digitais e provedores de carteiras já fizeram o trabalho pesado nessa área, o que deve fornecer às grandes empresas o mínimo de atrito na implantação de seus próprios aplicativos de moeda digital.”

Bant também apontou fatores adicionais que podem tornar os aplicativos de moeda digital mais palatáveis ​​para os CFOs nos próximos 24 meses, incluindo proteção contra a inflação mais alta em mais de 39 anos, maior clareza regulatória, melhorias no uso de energia e adoção pelos funcionários, consumidores e fornecedores. 

“Sempre houve apelo teórico no uso de blockchain e moedas digitais para CFOs como um meio de reduzir custos, aumentar a velocidade de processamento de transações, alcançar novos clientes globais, avançar em direção a contabilidade e auditoria contínuas e criar um ambiente livre de erros e fraudes ambiente livre ”, disse Bant. “Agora, com a supervisão do Congresso começando a se desenvolver e o potencial para mais bancos centrais se juntarem à China no lançamento de um CBDC, podemos ver um caminho onde o uso de moedas digitais será potencialmente mais previsível e estável no futuro.”

Bant também observou que as pressões macroeconômicas relacionadas à alta inflação em curso e seu impacto sobre as moedas fiduciárias podem levar mais CFOs a explorar algumas moedas digitais como uma reserva potencial de valor para uma parte de suas reservas.

“2022 é o ano em que esperamos que os CFOs aumentem rapidamente seus conhecimentos sobre ativos digitais, moedas e outros aplicativos de blockchain. Quando o CEO e o Conselho começam a pedir a opinião do CFO, eles devem ter um ponto de vista sobre os riscos e os pontos de diferenciação de sua organização ”, disse. “Estamos começando a ver algumas empresas da Fortune 500 mapearem cenários de como responderão se um país ou fornecedor passar a fazer negócios apenas com moeda digital e quais etapas tomarão como resultado.”