Federação de servidores do BC abre inscrições para programa de aceleração de fintechs

A Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) anunciou ontem (06) a abertura de inscrições para fintechs interessadas em participar do programa de aceleração Next. As empresas selecionadas participarão de um  processo com duração de 16 semanas. Durante o desenvolvimento, as fintechs terão acesso a mentorias com especialistas, workshops e masterclasses. Em paralelo, terão a possibilidade de desenvolver um produto piloto junto a uma das empresas mantenedoras que são:

O Mercado Bitcoin, a maior plataforma de criptomoedas da América Latina com mais de 3 milhões de clientes, a Finansystech, plataforma  de Open Finance com soluções modulares de iniciação de pagamento a gerenciamento de dados e consentimento, além de um marketplace de soluções financeiras. A outra parceira do projeto é a Sinqia,  empresa que processa bilhões de transações diariamente, atendendo 8 a cada 10 players do mercado financeiro.

O público-alvo é formado por fintechs  em operação (ou a um passo de) e na fase de tração, com modelo de negócios inovadores e escaláveis, com soluções alinhadas aos desafios de inovação descritos como :

  • Blockchain ou Criptoativos: Soluções nativas on-chain de infraestrutura para pagamentos, custódia, transações financeiras, entre outros.
  • DeFi: Soluções para descentralizar o dinheiro e as transações monetárias, abrangendo serviços, gestão e governanças de produtos financeiros, e que possam contribuir para a melhoria da experiência do usuário.
  • Web3: Soluções de transformação digital, orientadas para o futuro da internet e empoderamento do usuário, baseadas em Blockchain, Tokenização, descentralização, identidades autossoberanas entre outros.
  • Interoperabilidade: Soluções orientadas para a conexão do mercado financeiro tradicional com o mercado de criptoativos e blockchain.
  • Educação financeira para ativos digitais: Soluções voltadas para informação, promoção da educação financeira e democratização do acesso aos ativos digitais, lastreados em ativos reais.
  • Democratização do Open Finance: Soluções orientadas para a acessibilidade e inclusão financeira (como crédito para desbancarizados) baseadas em Open Data, voltadas para criar um ecossistema de compartilhamento de dados seguro.

Serão avaliados critérios como adequação às verticais propostas, maturidade do projeto, inovação e potencial da solução, tamanho de mercado, sinergia com as empresas mantenedoras, composição e potencial de execução da equipe, entre outros. O Next receberá inscrições até 1 de julho.