Chatbots e detecção de fraudes impulsionam crescimento da IA entre as fintechs

O relatório ‘AI in Fintech Market’, que acaba de ser publicado pela  Allied Market Research revela que o mercado global de fintechs movimentou US$ 8,23 bilhões em 2021 com o uso de Inteligência Artificial (IA). O estudo estima que a utilização da tecnologia neste ecossistema deverá registrar um ritmo de crescimento anual de 22,5% ao ano e chegar a 2031 acumulando um montante de US$ 61 bilhões.

Os autores do trabalho afirmam que os serviços aprimorados ao cliente com a ajuda de chatbots e o uso na detecção de fraudes impulsionam o crescimento da IA ​​global no mercado de fintech. Segundo eles, as fintechs também estão aproveitando cada vez mais o poder da IA ​​para criptomoedas assim como para melhorar a tomada de decisões e agregar valor.

Outra avaliação foi a de que muitas fintechs experimentaram um aumento na demanda à medida que as práticas de trabalho e os hábitos bancários dos clientes mudaram durante a pandemia do COVID-19. O advento dos serviços financeiros baseados em IA criou serviços bancários mais rápidos, mais eficientes e normalmente mais baratos em comparação com os serviços financeiros tradicionais.

Com base no modo de implantação, o segmento on-premise foi responsável pela maior participação em 2021, contribuindo com cerca de dois terços da IA global no mercado de fintech. A implantação no local oferece recursos de segurança aprimorados, que impulsionam a adoção de IA em tecnologias financeiras. No entanto, espera-se que o segmento de nuvem retrate o maior ritmo de crescimento até 2031, devido à vantagem de permitir que as empresas gerenciem ambientes de trabalho voláteis.

Já com base na aplicação, o segmento de assistente virtual (chatbots) foi responsável pela maior participação em 2021, contribuindo com mais de um terço do total. Neste caso, a projeção é de que se essa operação mantenha sua posição de liderança durante o período de previsão.

Com um aumento robusto no número de aplicativos on-line e dispositivos inteligentes necessários no mundo conectado, a necessidade de expor dados adicionais por meio da tecnologia API está aumentando no mercado. Além disso, há um aumento na exigência de que as empresas adotem a tecnologia API para fornecer uma experiência personalizada e melhor ao usuário. Esses fatores desempenham um papel crucial para tornar este segmento o que mais cresce. A pesquisa também analisa os segmentos de análise de negócios e relatórios e análise comportamental do cliente.