Fintech Nobli recebe aporte de R$ 7 milhões em rodada liderada pela DOMO Invest

A Nobli, que se posiciona como a primeira fintech dedicada ao crédito com garantia de investimentos (CGI) do país, anunciou a conquista de um aporte de R$ 7 milhões em rodada liderada pela DOMO Invest, um dos principais fundos de Venture Capital no Brasil. A operação contou ainda com a participação da Redpoint eVentures. Com esse novo investimento, a fintech nascida no Laboratório de Inovações Financeiras do Banco Central pretende ampliar o acesso dos clientes a este modelo de crédito ainda pouco utilizado no Brasil, mas muito competitivo.

Fundada em 2019 por um time sênior e liderada pelo ex-executivo da B3, Régio Martins, a Nobli surgiu de uma oportunidade de mercado criada por uma inovação regulatória promovida pelo Banco Central, que tornou os registros de garantias sobre ativos financeiros mais seguros. Em seu MVP, a Nobli ofertava o serviço exclusivamente através de corretoras parceiras em um modelo B2B2C. Agora, o objetivo é tornar a fintech mais acessível para qualquer um.

“O CGI é uma poderosa ferramenta de planejamento financeiro. O investidor pode diversificar sua carteira com produtos mais rentáveis, sem se preocupar com a liquidez dos ativos. Quando ele precisar de recursos, basta nos acessar e obter liquidez imediata, sem se descapitalizar e mantendo sua carteira rendendo”, destaca Martins. “Com essa nova rodada, estamos preparando nossa plataforma para que qualquer investidor, independente do banco ou corretora onde estejam seus investimentos, possa usar a Nobli para obter liquidez no momento certo a custo baixo”, afirmou o fundador da fintech.

Apesar de bastante consolidado no exterior, onde é oferecido a clientes de alta renda principalmente para fins de planejamento tributário e aquisição de bens de luxo, o crédito com garantia de investimento ainda deve crescer 20% no mundo em 2022, de acordo com estudo publicado pela canadense Broadridge. Mas segundo Martins, “No Brasil o potencial de crescimento é ainda maior, pois o CGI pode ser usado por qualquer investidor e para qualquer finalidade, com taxas significativamente menores que as de outras modalidades de crédito”.

Rodrigo Borges, sócio fundador da DOMO Invest, destacou o potencial da startup. “A Nobli possui um modelo inovador, sem similar no mercado, 100% dedicados ao CGI. A partir do que já foi feito pelos founders, e o domínio do entendimento de mercado apresentado, temos enorme confiança de que vários novos produtos (casos de uso do CGI) serão desenvolvidos adequando assim as diversas necessidades que os clientes apresentam.

Anderson Thees, sócio da Redpoint eVentures e investidor da Nobli desde 2019, destaca a experiência dos fundadores da startup na chamada infraestrutura do mercado financeiro, que é o “encanamento” onde os ativos financeiros vivem e transitam, e onde as garantias são constituídas e gerenciadas. “Com essa nova rodada, dobramos a nossa aposta no potencial da Nobli de ampliar o acesso ao CGI para qualquer investidor do mercado nacional.”