Internet de alta velocidade vai impulsionar mercado de gateways de pagamento

Um estudo publicado ontem (8) pela empresa especializada em análises de mercado Valuates Reportes estima que o mercado global de gateways de pagamento, cujo volume anual de transações era de aproximadamente US $ 5,2 trilhões em 2021, registrará um crescimento médio de 11,2 % todos os anos até 2028.

Entre as razões apontadas pelos autores do estudo para este desempenho se destacam a crescente disponibilidade e popularidade da Internet de alta velocidade e a disseminação do uso de vários métodos de pagamento online, como cartões de crédito, cartões de débito, net banking e carteiras móveis.

De acordo com a empresa, as vendas no varejo on-line dispararam à medida que o comércio eletrônico experimentou um forte impulso durante as limitações de movimento induzidas pelo COVID-19. Os varejistas estão desenvolvendo novas estratégias para lucrar com as economias de conveniência de entrega em domicílio e compras online.

Neste cenário, os gateways de pagamento estão desempenhando um papel maior na infraestrutura de pagamentos. Para que carrinhos de compras online, sistemas de ponto de venda e terminais virtuais se vinculem ao processo de pagamento, eles são um ponto de conexão necessário na economia moderna.

O uso de gateways de pagamento nos últimos anos foi motivado pelo crescente uso da internet e smartphones, bem como uma mudança nas preferências dos consumidores em relação às soluções de pagamento digital. A necessidade dessas soluções de pagamento continuará a aumentar nos próximos anos devido a melhorias tecnológicas contínuas, que melhorarão as perspectivas para os negócios.

O principal fator que impulsiona a demanda por um gateway de pagamento integrado a bancos locais é a crescente adoção de tecnologia digital pelos bancos. Ao fazer uma transação financeira, esse gateway de pagamento direciona os usuários aos bancos onde eles podem inserir suas informações financeiras. A configuração rápida e simples desta solução de pagamento acelerou sua aceitação nas PMEs. Assim, espera-se que a crescente demanda por gateways de pagamento integrados a bancos locais impulsione o crescimento do mercado de gateways de pagamento.