Fintechs e Insurtechs estão entre as novas investidas do Black Founders Fund

O Black Founders Fund, iniciativa do Google for Startups que investe recursos financeiros, sem contrapartida ou participação societária, em startups fundadas e/ou lideradas por pessoas negras no Brasil, acaba de anunciar as dez novas empresas escolhidas para receber o benefício. Entre elas se destacam as seguintes empresas de tecnologia para o mercado financeiro:

•         Turn2C: fintech que desenvolve consórcios personalizados para auxiliar clientes a adquirir um bem ou serviço de forma segura e simplificada.

•         Zentek: startup da área de assistência e seguros que ajuda fintechs e seguradoras a aumentar a retenção e monetização de sua base de clientes, com foco no relacionamento.

•         Fitinsur: plataforma que oferece serviços para vendas e gestão de seguros, possibilitando a flexibilidade e agilidade na geração de experiências customizadas, promovendo escalabilidade a todos os agentes do mercado segurador.

Além delas foram selecionadas as seguintes empresas:  

•         Conecta Tech: software que integra e otimiza o sistema de gestão, CRM e marketplace ao processo de vendas online.

•         Infleet: autotech que simplifica a gestão de frotas e o seu controle operacional, oferecendo planejamento de rotas, manutenção, abastecimento, monitoramento, telemetria e videotelemetria.

•         Intreguei: startup especializada em coleta e entrega de produtos, que torna a logística acessível e eficiente para empresas, varejistas e marketplaces, conectando-os a uma rede de parceiros logísticos.

•         Logstore: processador de e-commerce que integra o varejo físico e o digital por meio de plataformas SaaS (software as a service).

•         Lovel: solução de HR Tech especializada na contratação de profissionais da área de tecnologia.

•         Metha Energia: energytech que conecta consumidores residenciais a usinas de energia renováveis.

•         Shooju: plataforma personalizável de Dados como Serviço (DaaS) que realiza a gestão de dados de empresas, a fim de agregar valor em toda a cadeia.

Com um total de R$ 16 milhões, o Black Founders Fund já investiu em 56 startups brasileiras desde 2020 – somando à nova turma, o portfólio do fundo chega a 66 empresas. Além dos investimentos, as empresas recebem créditos em produtos do Google, workshops e mentorias individuais para endereçar seus desafios de negócios e tecnologia. A iniciativa também ajuda a dar projeção para as startups e conectá-las a outros programas, empresas e fundos de investimentos. Evidência disto é que as startups do portfólio do Black Founders Fund reportaram que, após o programa, conseguiram levantar novas rodadas de investimentos, que totalizam um valor 10 vezes maior do que o montante aportado pelo fundo do Google for Startups.

“É muito gratificante saber que o Google for Startups é, muitas vezes, um ponto de partida para essas startups, seja na captação de seu primeiro investimento ou na criação de oportunidades para acessarem outros investimentos. São novos e promissores caminhos que vemos surgir para cada um desses negócios assim que recebem nosso apoio financeiro e passam a fazer parte da comunidade de empreendedores negros que temos construído desde 2020”, afirma André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina. O fundo é, ainda, uma forma de combater a desigualdade no mercado de investimentos. Segundo o Relatório de Equidade Latam recém-lançado pelo Diversity VC, apenas 1,4% dos fundos investem em empresas em que os fundadores são etnicamente diversos, LGBTQIAP+ ou pessoas com deficiência.

Além disso, investir em pessoas negras no mercado de tecnologia, que é considerado por 55% das startups entrevistadas pelo estudo “Panorama de talentos em tecnologia”, do Google for Startups como muito excludente, é uma forma de criar novas oportunidades, conforme comenta Giorge Azevedo, CEO da Intreguei, uma das novas investidas. “Vamos usar o investimento do Black Founders Fund para capacitar e educar mais trabalhadores que não tiveram a oportunidade de estudar. Muitos deles nem consideraram a possibilidade de estudar uma nova área para ingressar no mercado de trabalho, como, por exemplo, programação, e queremos mudar essa perspectiva”, defende o empreendedor.

Inscrições abertas para o Black Founders Fund

Para se candidatarem para os novos aportes do Black Founders Fund, as startups devem, além de estarem em busca de uma rodada de investimento pre-seed ou seed para financiar seu próximo estágio de desenvolvimento, oferecer uma solução criada com base em tecnologia e já ter um negócio em operação, ou seja, ter um produto lançado com alguns usuários e possíveis clientes. Os empreendedores também precisam indicar como planejam usar o recurso.

As startups interessadas podem se inscrever, a qualquer momento, preenchendo o formulário no site do Google for Startups. As empresas também poderão ser selecionadas para participar dos outros programas realizados pelo Google for Startups no Brasil, como Growth Academy e Google for Startups Accelerator.