Cashway revela aprendizados de fintechs e cooperativas de crédito em 2023

O setor financeiro é um dos que mais demanda inovação constante pela exigência crescente do consumidor final. Até o ano passado uma novidade, o PIX é hoje imprescindível para empresas do setor, exigido pela sua agilidade e eficiência para resolver questões financeiras.

No esforço para se manter relevante no mercado, o avanço tecnológico no setor é indispensável. Por isso, existem empresas especializadas em oferecer tecnologia inovadora até para as fintechs.

“Lidar com o dia a dia do setor financeiro é um desafio por si só. Por isso, é importante contar com parceiros que mantenham seu negócio sempre atualizado quanto às inovações tecnológicas disponíveis no segmento e cada vez mais requisitadas pelo consumidor final”, explica Felipe Santiago, CEO da Cashway, techfin que oferece soluções focadas em atender as demandas de Instituições Financeiras e de Pagamento, dentre elas Cooperativas de Crédito, Fintechs e SCDs.

Neste contexto, a Cashway listou algumas lições aprendidas este ano, compartilhadas por líderes de instituições parceiras. São elas:

Tecnologia gera transformação

“Em 2023 percebemos ainda mais que a tecnologia gera transformação. O maior exemplo foi a evolução do meio de pagamento PIX. Com ele, é possível enviar e receber valores de forma instantânea e isso mudou muito a nossa empresa. Éramos especializados no processamento de cartões e, com a chegada do PIX, tivemos que nos reinventar e nos adaptar para essa nova modalidade. Esse aprendizado está sendo muito importante para nós, pois com ele projetamos um enorme crescimento para os próximos anos”, afirma Felipe Barros, sócio da Instituição de Pagamento Oruspay.

O sistema nunca está pronto

“Um dos nossos maiores aprendizados é que o sistema nunca está pronto – sempre é necessário atualizar ou ajustar a tecnologia envolvida nos nossos processos. Por isso, contar com um parceiro para essa constante evolução não é um custo: é um investimento. Estamos ampliando o leque de opções para nossos clientes e isso envolve o desenvolvimento contínuo de tecnologia para atender nossas necessidades com segurança de oferecer os melhores produtos. Quando nossos parceiros crescem, a gente cresce”, diz Cassiano Vasconcellos, gerente da Crece, Cooperativa de Economia de Crédito dos Eletricitários, de Porto Alegre/RS.

Tecnologia é a base para o crescimento

“O ano de 2023 nos mostrou que devemos sempre inovar com relação aos processos e ferramentas tecnológicas, pois isso tem nos possibilitado crescer em todas as áreas de nossa cooperativa. Para o próximo ano, esperamos finalizar alguns projetos para a nossa expansão  e a tecnologia será fundamental para dar a resposta necessária para nossos associados”, planeja Robson Pletsch dos Santos, Gerente de Operações da Crehnor Laranjeiras, Cooperativa de Crédito Rural de Pequenos Agricultores e da Reforma Agrária do Paraná

Adequar a tecnologia à realidade de cada negócio

“Este ano, passamos pelos dois extremos com relação às tecnologias utilizadas para oferecer nossos produtos: de um muito inferior ao que precisávamos a outro muito superior. Aprendemos com isso a importância de contar com uma tecnologia adequada para a realidade de cada negócio e às suas previsões de crescimento. Sem uma assessoria técnica que entenda sua realidade, de fato, é fácil perder a mão e gastar mais do que o necessário com algo além das suas necessidades”, compartilha Joaquim Cardoso de Aguiar Junior,  Administrador da Papelcredi, Cooperativa De Crédito de Otacílio Costa/SC

Focar na interação entre tecnologia e processos

“2023 nos ensinou o quanto a sincronização dos processos de trabalhos e a tecnologia estão se tornando inseparáveis e que devemos conhecer totalmente o manual de operação das ferramentas tecnológicas que utilizamos e que viermos a utilizar. O objetivo, no próximo ano, é a maior interação com essas ferramentas, impactando diretamente nos resultados do negócio, com confiança e transparência e nos dando base para decisões mais assertivas”, conclui Milton Igino, Diretor Executivo Administrativo da Copetro, cooperativa de crédito dos petroleiros de Minas Gerais.