Com comunicação hiper personalizada banco Pichincha cresce 18% no engajamento

Com mais de 1,8 milhão de clientes, o Banco Pichincha, maior banco privado do Equador, anuncia ter obtido um crescimento de 18% no uso de serviços bancários móveis após a implementação da solução de Notificações Push personalizadas desenvolvida pela plataforma de engajamento orientado por insights gerados por IA MoEngage.

Em 2021, o Banco Pichincha tinha 49,7% dos clientes utilizando o app. Após a integração de ferramentas voltadas ao engajamento orientado por insights, melhor momento para envio e personalização da MoEngage, o banco observou uma curva de crescimento em um aumento global de 18,5%, chegando ao patamar de 61%. Outro aumento observado foi nas taxas de usuários ativos por dia, que saltou de 750 mil para 1,3 milhão.

Ao apresentar os resultados do projeto, a MoEngage comenta que para o Banco Pichincha, a transição dos clientes das agências presenciais para o aplicativo móvel é um desafio, similar a outras instituições financeiras. Ao se empenhar em atender o que o cliente quer, o banco equatoriano notou o sucesso ao inserir Notificações Push estilizadas e altamente contextuais. Com este canal de comunicação adicional, foi possível gerar maior engajamento dos clientes com o mobile banking, o que facilitou a oferta, no momento certo, de produtos ou serviços mais úteis ao cliente.

“Engajar os clientes é um desafio em qualquer setor, mas o que observamos é que o que eles buscam é uma conversa que replique o cenário presencial. Os resultados do Banco Pichincha mostram o potencial de uma estratégia que pode ser replicada em instituições financeiras de outros países. Quando se trata de finanças, é essencial apresentar diferenciais no momento de impactar os clientes, caso o objetivo seja levá-los às ofertas do mobile banking e mantê-los envolvidos com a marca”, finaliza Daniel Simões, da MoEngage.

Segundo ele, ao ofertar serviços e produtos financeiros, nota-se a importância de indicar aos clientes o que é, de fato, relevante para eles, considerando suas necessidades e prioridades. Há ainda o fator segurança, garantindo a confiabilidade em um ambiente virtual ao introduzir a hiper personalização baseada em dados e insights fornecidos pelos próprios clientes.

“Um passo comum nesse movimento é impactar o público com comunicação genérica, enviada ao acaso, sem entender os verdadeiros objetivos e interesses do cliente. Porém, para transmitir segurança e reconhecimento de cada usuário é necessário analisar dados e entender cada cliente. E, muitas vezes, o problema para esse diálogo está na ferramenta e formato de engajamento, não apenas no canal”, conclui Simões.