Certificadora amazônica de créditos de carbono representa o Brasil em competição alemã

A certificadora amazônica de créditos de carbono Tero Carbon ficou na primeira colocação na disputa “Start.up!Germany Tour 2024”, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo). Com isso, a empresa representará o Brasil no evento, que objetiva estreitar as relações entre startups internacionais e a região alemã de North Rine-Westphalia (NWR), a mais populosa do país. 

A competição contou com a participação de dezenas de startups, distribuídas em três categorias: “Life Sciences”, “Industrial Solutions” e “Green Tech”, esta última na qual se enquadra a Tero Carbon.

Após a realização de uma pré-seleção, a AHK convidou 10 empresas para o Pitch Day, momento em que cada participante pôde realizar uma apresentação, responder dúvidas e prestar esclarecimentos. As startups foram julgadas segundo oito critérios, como a inovação do modelo de negócios, o potencial escalável da proposta e a aplicação ao mercado alemão, entre outras questões. A banca foi composta por executivos de companhias do ecossistema Brasil-Alemanha e representantes de instituições nacionais como SEBRAE e CNI. 

O CEO da Tero Carbon, Francisco Higuchi, ressalta que a participação no Start.up!Germany Tour 2024 será muito importante para a validação internacional do negócio. “Hoje, os maiores compradores de créditos de carbono estão em países desenvolvidos. Por isso, o reconhecimento e a visibilidade internacional são imprescindíveis. Será possível mostrar a qualidade do trabalho e reforçar a nossa autoridade como fornecedora de créditos de carbono para o mercado global”, disse. 

A Tero Carbon é uma certificadora digital de créditos de carbono, que utiliza metodologias exclusivas para os projetos de biomas brasileiros. A certificação é realizada para atestar o potencial de determinada área para remoção ou redução de CO2 (dióxido de carbono), um dos gases causadores do efeito estufa. Por meio de sua plataforma digital e utilizando a tecnologia blockchain, a empresa confere segurança, confiabilidade e rastreabilidade aos ativos ambientais certificados.

Start.up!Germany Tour

Realizado desde 2017, o Start.up!Germany Tour já promoveu mais de 3500 conexões, entre empresas e startups de 45 países. O evento tem a intenção de levar para a Alemanha iniciativas internacionais inovadoras, para que conheçam a dinâmica da região NWR e conectem-se com empreendedores, líderes e investidores alemães. 

O “Start.up!Germany Tour 2024” é composto por quatro fases. Na primeira delas, on-line, são realizados webinars que abordam informações relevantes sobre a região NWR e suas indústrias, além da prática dos negócios na Alemanha. Na segunda, também on-line, ocorre o “Inter.national! Startup Contest”. É nessa etapa em que as startups brasileiras irão concorrer com outras em nível regional. Além da competição nas Américas, ocorrerão disputas na Ásia, África e Oriente Médio e Europa. Ao todo, 16 finalistas passarão às fases seguintes do evento, realizadas presencialmente na Alemanha. 

Na terceira fase, as selecionadas acessarão importantes instituições, aceleradoras, incubadoras e investidores alemães, recebendo feedbacks e participando de painéis de discussão. A última etapa é a chamada “Grande Final”, em que o vencedor receberá um prêmio em dinheiro, além de conhecer empresas e especialistas de mercado da região NWR. Em 2021, a vencedora foi uma startup brasileira, a Pix Force.

Outras conquistas 

No fim do ano passado, a Tero Carbon recebeu o prêmio Green and Digital Startup Award, também da AHK São Paulo. Além de obter a primeira colocação na classificação geral, conquistou a mesma posição na categoria NET-ZERO. O objetivo da premiação era reconhecer as startups que contribuem para uma economia global mais sustentável, por meio da utilização de tecnologias digitais. A empresa ainda foi uma das selecionadas para participar do Inova Amazônia, programa de aceleração do Sebrae criado para fortalecer a bioeconomia na região e fomentar o crescimento econômico com inovação aberta e conservação ambiental.